Fazendo teste de Candida
Existe um teste para saber se você está tendo um supercrescimento de leveduras em seu corpo. Tudo que você precisa é um copo de água e uma amostra da sua saliva. Isso levará apenas 15 minutos.
Como fazer:
1. Nos primeiros 30 minutos após acordar, cuspa dentro de um copo com água. Faça isso antes mesmo de enxaguar a boca, cuspir, escovar os dentes, comer ou beber qualquer coisa.
2. Espere 15 minutos e veja o resultado.
*Normal: Sua saliva deve flutuar na superfície
*Altos níveis de levedura: A água ficará turva e sua saliva descerá para o fundo do copo sedimentada. Se a sua saliva flutuar, mas tiver alguns fiozinhos pendurados na água, parecendo uma água-viva/algas, ou você ainda vê manchas na água, isso também pode significar que você tem muita levedura em seu sistema.
Se você está preocupado com os seus níveis de leveduras, é sempre bom procurar por um médico de confiança, o qual poderá colher amostras do seu sangue, fezes ou urina para confirmar o supercrescimento de levedura.
Como Reequilibrar seus Níveis de Levedura
A melhor maneira de tratar a candidíase e prevenir infecções recorrentes é abordar a causa, que muitas vezes pode estar escondida. A comida que você come desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio de bactérias "boas" e "ruins" em seu intestino.
Candida e bactérias "ruins" SE ALIMENTAM de açúcar, então é de suma importância evitar açúcar por um período máximo de tempo, até matar essas bactérias e fungos no seu intestino.
Açúcares refinados, carboidratos e laticínios com alto teor de lactose podem incentivar a candida e outros microorganismos “ruins” a crescer. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24789109/).
Qualquer alimento que ao ser digerido é quebrado em glicose (açúcar) rapidamente – pães e arroz, por exemplo, e uma dieta RICA em frutas ou carboidratos, tais como – massas em geral, e até aveia, será uma festa para as bactérias "ruins". Evitar esses alimentos o máximo possível por um período de tempo, vai fazer com que as bactérias "ruins" morrem de fome, evitando assim, que elas superem os números da bactérias "amigas".
Desde que você tolere, abundância de vegetais frescos, gorduras antiinflamatórias saudáveis – tais como óleo de oliva extra virgem, óleo de linhaça, óleo de coco extra-virgem (prensado a frio) e óleo de abacate – e aumentando alimentos ricos em antioxidantes vão ajudar a acabar e exterminar "bactérias ruins". Alimentos ricos em antioxidantes funcionam como se fizesse uma varredura dessas leveduras e bactérias indesejadas no interior do seu corpo. Como são alimentos que não as alimentam, vão literalmente matar esses "bichinhos"de fome, e devolver o equilibrando saudável ao seu intestino.
Particularmente, alho é um antisséptico natural muito potente. Tem mostrado ser efetivo contra 24 de 26 cepas de cândida. Destrói as bactérias ruins enquanto impulsiona o aumento das bactérias amigáveis. Talvez o alho pode ser o seu maior aliado na cura do seu intestino.
Lembrando que, 2/3 da composição da nossa microbiota é individual. Não existe padrões, existe necessidade individual em relação da microbiota.
Não é de hoje que estudos mostram que as fibras são fundamentais para ajudar a manter o equilíbrio do ecossistema intestinal. Pesquisadores da Universidade de Illinois mostraram que as fibras promoverem uma mudança em nosso microbioma com destino aos diferentes tipos de bactérias benéficas, promovendo também um impacto na saúde do intestino e das bactérias benéficas, as quais são encontradas em milhares de espécies diferente.
Embora, hoje já é bem possível isolar uma fibra específica e ver o efeito dessa separadamente. O interesse agora é saber como uma fibra específica, age em uma espécie específica. Porém esses estudos sobre isolar as fibras, foram feitos em camundongos (com zero bactérias – água e até ar estéril). Bom, enquanto aguardamos a fase dos estudos, o melhor que se a fazer é, introduzir mais frutas, vegetais e algumas leguminosas no nosso dia-dia-dia.
Existem outros protocolos de eliminação para a cândida e outras leveduras mais extremas. Antes de citá-los, vale lembrar que o uso de suplementos devem acompanhados por um profissional de saúde que irá preconizar a dosagem. Devem ser inseridos aos poucos, lentamente e um de cada vez, para não sobrecarregar o organismo.
Opções de óleos e extratos naturais são magníficos. Assim como óleos de orégano, extrato de folha de oliveira, raiz de bardana, extrato de semente de toranja e pau d'arco, nozes pretas, goldenseal (hidraste – nome científico Hydrastis canadensis).
Dica essencial: Não entre em nenhum regime anti-candida muito rápido, tenha calma!
Por outro lado, certos alimentos demonstraram especificamente incentivar bactérias "boas" a crescerem e inibir o crescimento de Candida.
Alguns alimentos que se mostraram eficazes ajudando a combater infecções por Candida:
Alho: O alho contém uma substância antifúngica chamada alicina, que demonstrou agir contra leveduras de Candida em estudos com animais e tubos de ensaio (25Trusted Source, 26Trusted Source).
Óleo de coco: O óleo de coco é rico em ácido láurico, que demonstrou combater infecções por Candida em vários estudos em tubo de ensaio (27Trusted Source, 28Trusted Source).
Curcumina: estudos em tubo de ensaio indicam que a curcumina pode matar leveduras de Candida ou pelo menos reduzir seu crescimento (29Trusted Source, 30Trusted Source, 31Trusted Source, 31Trusted Source, 32Trusted Source).
Aloe vera: o gel de aloe vera pode inibir o crescimento de Candida na boca e prevenir infecções (34Trusted Source).
Romã: um estudo em tubo de ensaio indicou que os compostos vegetais da romã são benéficos contra leveduras de Candida (35Trusted Source).
Kombucha: O chá de Kombucha é rico em polifenóis do chá e ácido acético, os quais demonstraram matar a Candida em estudos com tubos de ensaio (36).
Probióticos: Probióticos como o Lactobacillus podem reduzir o crescimento de Candida e proteger contra infecções (37Trusted Source).
Se você precisar de medicação, fale com seu médico.
A Candida normalmente não apresenta risco de vida, mas, se não for tratada, pode se espalhar e, eventualmente, atingir a corrente sanguínea, aí sim se tornando grave.
RESUMO:
Como você pode perceber, a culpa não são das bactérias. Limitar a ingestão de açúcares e carboidratos refinados pode ajudar a prevenir o crescimento excessivo de Candida. No caso de uma infecção, certos alimentos, probióticos e medicamentos antifúngicos podem ajudar.
O óleo de coco é uma gordura saturada e saudável para o coração que equilibra o colesterol e ajuda a função do sistema imunológico. O óleo de coco contém ácido láurico, um agente antiviral, antibacteriano e antifúngico comprovado que é facilmente digerido e absorvido. Ajuda o corpo a eliminar toxinas, além de melhorar a digestão, e auxilia na absorção de nutrientes benéficos de nossos alimentos. O melhor óleo de coco para comprar é aquele que é prensado a frio ou expelido e não refinado. É o melhor óleo para cozinhar, pois possui um alto ponto de fumaça.
O teste não substituí o exame laboratorial, e nem a consulta de um profissional da saúde.
留言