top of page
Foto do escritorKely Oliveira

11. Turbine a saúde do seu Intestino – A Importância de Manter uma Barreira Intestinal Saudável

Entendendo como funciona o rompimento e como manter a barreira intestinal saudável e curada.


Já existem testes disponíveis para descobrir em quais nível estão certas bactérias que habitam o seu intestino. Acredito que ainda não seja algo muito acessível para nós, mas existe. Vejo que é interessante conhecer, saber sobre o estado da nossa flora intestinal, principalmente em casos de pessoas com doenças já diagnosticadas. Muita calma nessa hora! Tem mais uma coisinha que você precisa saber. Não é somente a microbiota que necessita estar saudável nessa história, existe um outro fator importante para isso, que é curar e manter uma barreira intestinal saudável.


A barreira Intestinal começa na boca e segue seu trajeto até o ânus. Além dessa barreira ter uma função importantíssima no transporte e eliminação de alimentos e água, tem também como ponto fundamental evitar e prevenir a entrada de substâncias estranhas e indesejadas no seu corpo. Sendo assim, para desempenhar essa função, é de suma importância que essa barreira permaneça forte e saudável.


Infelizmente, está se tornando cada vez mais comum um problema chamado síndrome do intestino permeável, ou "leak gut", e isso é devido ao estilo de vida moderno que a maioria adotou, e que não é nada saudável. Esse estilo de vida prejudica e danifica a parede do intestino, criando pequenos 'furinhos', como se fosse um tecido de linho que vai se esgarçando, permitindo assim, que moléculas de proteínas maiores ultrapassem essa barreira escapando para dentro do seu corpo. Uma vez que, essas substâncias não deveriam estar ali (vivendo do lado de fora da parede do intestino), o sistema imunológico como forma de se proteger, tende a atacar essas proteínas, porque as veem como invasores. Diante do aumento de condições imunes diagnosticadas, acredita-se que esse episódio é o principal culpado.


Muitas pessoas percebem que os sintomas começam a melhorar logo no começo da cura do intestino. Apenas mudando a alimentão e alguns hábitos na rotina.

No passado, a medicina convencional não acreditava nessa hipótese, chegavam a chacotear colegas que acreditavam que isso era possível. Hoje muitos médicos e especialistas já estão começando a reconhecer que para curar e prevenir a maioria das doenças é primordial manter a integridade da barreira do intestino.


Agora você já sabe que existem dois pontos importantes para a cura do intestino, e deve lembrar sempre disso durante o processo de cura. 'Melhorar o equilíbrio das bactérias' e 'curar a barreira (parede) do intestino' para diminuir a permeabilidade ou somente evitar, caso não esteja acometido.


Muito se tem ainda para estudar e pesquisar, então ainda existe uma controvérsia entre profissionais sobre o "leaky gut"existir. Talvez para os profissionais menos empenhados em estudar, não é muito claro, mas sim, óbvio para os que estudam e se dedicam profundamente, e diariamente!

Agora que você já aprendeu que toda doença, inclusive as doenças autoimunes começam no intestino, acredito que as coisas estão fazendo mais sentido pra você!


Proteína do glutén x Tireóide

Para refletir: O trigo que temos hoje não é mais o trigo que Jesus Cristo comia! Sendo assim, não temos mais o 'pão sagrado'. Não cai nessa! Comida de verdade é sagrada! Glúten não é o pão, é uma proteína do trigo, que foi aumentada em 400% devido a manipulação genética, com a intensão de deixar os alimentos mais macios, e com elasticidade. O glúten está presente em vários alimentos industrializados, inclusive na cervejinha do nosso happy hour. Devido à essa mudança genética, o glúten em excesso, pode provocar uma lesão no intestino (parede do intestino). Toda proteína é absorvida em forma de aminoácido, porém se você tem um intestino com a permeabilidade aumentada, essa proteína atravessará a barreira da parede do intestino caindo para a corrente sanguínea sem ser digerida. O que seu corpo vai pensar? Opa, corpo estranho! Criando assim um anticorpo contra essa proteína. Por ironia do destino, a tireóide contem uma proteína (tireoglobulina), que fica na parede da tireóide, e que possui a mesma cadeia (sequência) de aminoácidos da proteína que está ali na corrente sanguínea ( e que não deveria estar). Então seu corpo criou um anticorpo para 'atacar' um corpo estranho, e agora está atacando sua tireóide. Isso se chama mimetismo molecular.
Você sabia que a doença 'Tireoidite de Hashimoto' é uma doença autoimune?


Comentarios


bottom of page