top of page
Foto do escritorKely Oliveira

12. Turbine a Saúde do Seu Intestino – A Relação Sistema Imune e o Intestino

Um sistema desequilibrado pode revelar o impacto sobre a saúde imunológica


Para que o sistema imune funcione de forma efetiva e possa manter nossa saúde plena, ele precisa desempenhar um trabalho de forma muito conectada dentro do nosso corpo. Porém, um efeito dominó poderá ser causado, caso o sistema esteja em desequilíbrio, onde uma cachoeira de doenças crônicas e complicações podem aparecer em outras áreas do nosso corpo. Essa é a verdade singular do intestino e o impacto dele sobre a saúde imunológica.

Pensa em uma condição que não pode ser dissolvida ou separada. Como se fosse um casamento na lei de Deus. Esse é o casamento entre a saúde do seu intestino e o sistema imune. Um está ligado ao outro. Também é importante lembrar que dentro do seu sistema imunológico, entre 70 e 80 por cento, está localizado o seu tecido imunológico. Por isso, para evitar doenças, é imprescindível manter o sistema imunológico intestinal próspero e saudável, pois normalmente, o intestino é o primeiro ponto de entrada para patógenos (bactérias ruins e viroses que podem causar doenças). Aqui está o triunfo que pode levar você à cura do seu intestino – começar a ver melhoras nos sintomas e a cura definitiva.


A base para sua saúde é seu sistema imune. Seu sistema imune pode se tornar indefeso e não conseguir fazer um trabalho efetivo se não houver um equilíbrio saudável de bactérias no seu intestino.


O sistema digestivo é composto por células, tecidos e orgãos que de uma forma complexa e unidos trabalham para defender o corpo contra bactérias prejudiciais, doenças infecciosas e toxinas. As células imunes gastrointestinal (a população das células imunes no corpo) são conectadas com a mucosa que forma a barreira intestinal. Essas provêm do ramo linfóide do sistema imunológico e incluem células linfócitas que atacam invasores prejudiciais.

Essas células linfáticas também formam um aglomerado conhecido como 'Conglomerados Linfonodulares Ileais'ou Placas de Peyer, que trabalham juntos para proteger as membranas mucosas do intestino delgado contra infecções. Eles fazem isso liberando glóbulos brancos específicos (linfócitos), conhecidos como células T e células B, para defender o interior do trato digestivo de infecção, além de reparar o dano causado por bactérias ruins nas paredes intestinais.


A barreira intestinal também é moradia da flora intestinal amigável, e ambos são essenciais para a imunidade geral. Juntos eles agem como poderosos gladiadores para o sistema imunológico, são verdadeiros parceiros confiáveis para as células imunológicas, que agem como escudos na sua eficácia como 'matador natural' e aumentando a defesa geral das paredes intestinais, a fim de impedir que patógenos (agente biológico capaz de causar doenças) e infecções entrem na corrente sanguínea. É por isso que manter um equilíbrio saudável de boas bactérias no intestino é tão importante. Seu sistema imune pode se tornar indefeso e não conseguir fazer um trabalho de forma efetiva sem esse equilíbrio.


Comments


bottom of page