Curando um Intestino com Permeabilidade Aumentada
Quando a função protetora do intestino está comprometida, uma série de doenças podem aparecer. Conforme já foi citado anteriormente, esse fenômeno chamado permeabilidade intestinal ou intestino permeável, e que você também vai ouvir como leaky gut (em inglês), que traduzido ficaria intestino com vazamento ou intestino gotejante, e também intestino com a permeabilidade aumentada, mas que tudo quer dizer a mesma coisa, e isso tudo sobrecarrega o sistema imunológico, ocasionando uma resposta de defesa desnecessária contra os intrusos, por não estarem onde deveriam estar, como glúten, alimentos não digeridos, bactérias ruins, simplesmente porque passaram por 'buraquinhos' permeáveis do revestimento intestinal.
Quando a permeabilidade intestinal não é curada, pode acarretar um desequilíbrio anormal imunológico, assim como condições autoimunes, e por ventura, outros problemas de saúde. *A intolerância alimentar é um dos primeiros sinais de um possível diagnóstico da permeabilidade intestinal. Embora, essas sejam as mais conhecidas, existem outras condições muito comuns, mas que muitos não sabem que estão associadas à permeabilidade do intestino. Algumas delas são, IBD (Inflammatory bowel disease - Doença inflamatória intestinal), artrites, eczema (mais conhecida como dermatite atópica), psoríase, depressão, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e fibromialgia, fadiga crônica, colite, diabetes, tireoidites, esclerose múltipla, lúpus, esclerodermia (doença de origem autoimune), doença de Crohn e doença de Addison.
Se você tem uma leve desconfiança ou acha que pode ter leaky gut, alguns antibióticos naturais e uma alimentação limpa de industrializados e açúcares podem ajudar muito (falaremos disso mais pra frente). Existem algumas ervas que podem ajudar na proteção da membrana da mucosa do trato gastro intestinal, ajudando muito no processo de recuperação. Dentre essas ervas e alimentos naturais, é muito importante descobrir o que você tolera melhor, para não causar sintomas como gases e nenhum outro tipo de desconforto gastro intestinal. Existe uma erva chamada Slippery Elm ( ulmus rubra – árvores de várias espécies do gênero Ulmus ), muito utilizada na fitoterapia, inclusive na tradicional medicina chinesa. Pergunte em lojas de produtos naturais.
A descoberta pelos cientistas sobre a importância entre a dieta, as bactérias do intestino e o sistema imune, é muito recente. E, agora as evidências científicas mostram que o tipo de comida que comemos pode influenciar e determinar diretamente os níveis de certos tipos de bactérias que habitam o seu intestino. Isso significa que, a mudança da sua dieta pode mudar o tipo de bactéria que você vai ter, elegendo assim um apoio no fortalecimento do seu sistema imune ou a perda da capacidade de nos defender. A conclusão dessa pesquisa revela que uma dieta que prioriza alimentos providos da natureza e não os processados, pode ajudar a repovoar o seu intestino com bactérias do bem.
O nosso sistema imunológico é o resultado de uma dieta que favorece a função intestinal saudável.
Comments