top of page
Foto do escritorKely Oliveira

14. Turbine a Saúde do Seu Intestino – Existe uma Conexão entre o Intestino e o Cérebro

De fato, seu corpo possui dois sistemas nervosos


A saúde do seu sistema digestivo também interfere diretamente no funcionamento do seu cérebro, além de estar conectado profundamente com o seu sistema imunológico. Processo conhecido como eixo intestino-cérebro, onde há a correlação entre essas duas áreas. Embora seja muito mais comum ouvirmos falar em sistema nervosos central (composto pelo cérebro e medula espinhal), temos também o sistema nervoso entérico (que é o sistema nervoso intrínseco do trato gastrointestinal), e agora você já sabe, nós temos dois sistemas nervosos.

Para ficar mais coerente ainda de entender, esses dois sistemas nervosos são formados durante nossa formação fetal e ao mesmo tempo, e ainda criados através de tecidos idênticos, conectados através do nervo vago. O nervo vago é o décimo par de nervo craniano, que vai do tronco cerebral até o abdômen, e é através dele que as bactérias do nosso intestino usam como principal trajeto para enviar mensagens ao nosso cérebro. Certamente, nosso intestino envia muito mais informações ao nosso cérebro, do que o cérebro ao intestino. Isso pode mudar completamente a ideia de que o resto do nosso corpo é controlado somente pelo cérebro, revelando então, que a grande parte do comando está em nosso intestino.

Você já deve ter ouvido falar em neurotransmissores, e que os mesmos são produzidos por neurônios. Agora você vai saber que, assim como temos neurônios em nosso cérebro, também temos neurônios dentro do nosso intestino, inclusive neurônios que produzem neurotransmissores como a serotonina, e que são encontradas em grande concentração lá dentro do seu intestino, e não no cérebro. Sim, a serotonina, aquele neurotransmissor que é responsável pelo nosso bem estar e felicidade, que nos faz sentir bem, alegres e enxergar a vida mais colorida.

Agora ficou mais claro e explícito. Uma alimentação mais natural vai ajudar a alimentar suas bactérias boas, equilibrando a microbiota, fazendo seu intestino funcionar de forma correta, e assim aumentando a produção de serotonina.

Devido à essa descoberta, da capacidade do intestino se comunicar com o cérebro e também influenciar o nosso comportamento, está cada vez mais aumentando o interesse como um conceito de entusiasmo no mundo científico da saúde e da doença. Embora muitas pesquisas são feitas em ratos, elas mostram resultados positivos onde a presença de bactérias boas alteraram o comportamento e a função do cérebro, e comportamentos como ansiedade desapareceram, em particular com a presença de uma espécie de bactéria chamada Bifidubacterium longum NCC3001.


As pesquisa não param, e cada vez mais, mostram a ligação entre o estado do intestino com as doenças modernas. Realmente isso me faz acreditar que Hippocrates estava certo o tempo todo, e a resposta para manter uma saúde intestinal pode estar em suas sábias palavras também: "Que o alimento seja o seu remédio, e que o remédio seja o seu alimento."


Assistam a esse vídeo aqui e vejam o que a Dra Ana Beatriz Barbosa Silva – Médica Psiquiatra – fala sobre a relação depressão e intestino.

Em breve entraremos em uma parte mais dinâmica.



留言


bottom of page