top of page
Foto do escritorKely Oliveira

20. Turbine a Saúde do Seu Intestino – Outros Fatores que Perturbam a Saúde do Nosso Intestino

Assim como alguns alimentos, outros fatores podem alterar nossa microbiota


Os Antibióticos


Se você costuma ter cistite recorrente, por exemplo, e tem tomado rodadas e rodadas de antibióticos, ainda que prescrito pelo seu médico e tomado de forma cautelosa, ainda assim, você deve se alertar (cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção). O uso recorrente de antibióticos pode te levar a desenvolver uma doença autoimune.

Embora os antibióticos sejam vitais no tratamento de condições infecciosas e com risco de vida, eles não deixam de ter seus efeitos colaterais. O papel do antibiótico é matar as bactérias ruins, porém junto com elas as boas também se vão. Acredita-se que o uso excessivo de antibióticos prescritos em excesso estejam causando sérias conseqüências à nossa saúde, em longo prazo, devido ao seu impacto negativo quando se trata de níveis e diversidade da nossa encantadora microflora.

O supercrescimento de bactérias patogênicas relacionadas à doenças e bactérias ruins podem estar exatamente acontecendo pela diminuição de boas bactérias.

Sabe-se que os antibióticos causam diarréia, que pode ser causada pela infecção por patógenos resistentes a antibióticos, como salmonelas, estafilococos e possivelmente candida, bem como pelas várias consequências da redução das concentrações de flora intestinal amigável. O processo de destruição e desenvolvimento de novas bactérias nos intestinos origina a diarreia. Existe também a preocupação com a proliferação de uma bactéria má chamada Clostridium difficile (C. difficile) que pode ocorrer ao tomar antibióticos como clindamicina, ampicilina ou cefalosporinas, o que pode causar uma doença chamada colite pseudomembranosa.

Porém, se você tiver uma doença como cistite ou uma gripe forte ( doenças causadas por um vírus, o qual os antibióticos não têm efeito) e que podem ser tratados sem o uso de antibióticos com amplo espectro, é recomendado que para sua recuperação, você estude opções mais naturais sempre que possível. Mas tenha certeza que não seja uma infecção.

Dito isso, quando antibióticos forem necessários, o acompanhamento de um profissional da saúde qualificado e capacitado deve orientar você à suplementação de probióticos e outras possibilidades em recuperar as boas bactéria perdidas, e recolonizar a microflora intestinal. Uma erva muita conhecida como tratamento natural e muito recomendada para recuperação pós antibióticos chamada "milk Thistle", um importante agente hepatoprotetor natural, em que ajuda o fígado eliminar toxinas de maneira mais rápida e eficiente.

Não parando aí, temos mais algumas drogas que costumam ser prescritas e que também prejudicam o equilíbrio da nossa microbiota, são os esteróides, incluindo corticosteróides, como prednisona e hidrocortisona, os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), antidepressivos, laxantes e antiácidos.


Infecção e Contágio


A infecção por micróbios adversários e bactérias do patogênicas causa um crescimento excessivo de micróbios ruins, e isso supera o número dos micróbios amigos. Quando bactérias nocivas se desenvolvem no caso de uma infecção, você pode vivenciar uma infecção de urinária, sapinho e infecção por fungo. Quando esse crescimento de bactérias nocivas superam as bactérias boas em nossa microflora, isso tem um efeito em toda nossa imunidade, podendo desencadear uma série de outros problemas, além de infecções.


Exaustão física ou emocional (estresse)


Quem nunca sentiu um desconforto no estômago antes de uma apresentação ou uma entrevista de trabalho? O estresse pode ser prejudicial para a saúde do nosso intestino. Pois é, aí está a prova da conexão entre a resposta ao estresse e o sistema digestivo.

Esse tipo de estresse por um curto período de tempo pode ser tratado, mas o estresse persistente por longo tempo, irá causar uma série de efeitos negativos, inclusive uma diminuição na absorção de nutrientes, diminuição da oxigenação do intestino, quatro vezes menos fluxo sanguíneo para seus órgãos digestivos (ele se move para os membros, para que eles possam fugir de uma ameaça em potencial). Eu até já fiz um post falando sobre isso, que não devemos fazer nossas refeições quando estamos nervosos ou com pensamentos em preocupações, a digestão não ocorrerá de forma eficiente, e você provavelmente sentirá algum tipo de desconforto. Sem contar que isso diminui o metabolismo e causando efeitos negativos na microflora.

Se você estiver disposto à uma mudança completa, introduzir sessões de meditação na sua rotina, ou simplesmente iniciando por sessões de respiração profunda, você estará ajudando a acalmar seu intestino e equilibrando sua conexão cérebro-intestino.


Toxinas que vêm fora


Não é exagero dizer que vivemos em um "mundo tóxico". As toxinas estão ao nosso redor, desde os alimentos que comemos até a água que bebemos e os produtos domésticos e pessoais que usamos diariamente. Até mesmo sua cadeira ou sofá favorito pode ser tóxico.


Existem várias maneiras as quais substâncias tóxicas e irritantes podem impedir o equilíbrio e prejudicar a flora intestinal. As mais comuns são as substâncias presentes nos alimentos processados, alimentos industrializados que contém aditivos químicos, como preservativos, aromas e sabores. Os adoçantes artificiais são os que mais devem ser evitados, e depois os nitratos. Produtos para limpeza de casa, assim como os de higiene pessoal também contêm altos níveis de ingredientes tóxicos que podem causar estragos internos.


As toxinas são substâncias que nosso organismo não consegue quebrar ou absorver, que se acumulam e levam a quadros de intoxicação. Provavelmente, em um (ou vários momentos de sua vida) você já passou por esse problema. Elas são absorvidas através da alimentação - seja de alimentos ultraprocessados, ou contaminados.

Comments


bottom of page