Para iniciar, você precisará passar por algumas fases. Você está Pronto?
O Protocolo não foi escrito por mim, porém não será um plano alimentar prescrito. Como já disse em posts anteriores, se você já está sendo acompanhado por um médico ou nutricionista, siga as recomendações indicadas por eles.
Antes de sair ingerindo um monte de probióticos (microorganismos/bactérias) ou prebióticos (alimentos das bactérias) que podem ser alimentos muito ricos em fibras por exemplo. O consumo "excedente" de fibras pode não ser uma boa idéia nessa fase. O ideal é que, primeiro você saiba se o seu corpo, seu o seu intestino está inflamado. Um intestino inflamado, deve ser muito bem cuidado. Muitas vezes pensamos que o uso de probióticos e o consumo exagerado de fibras podem ser a solução do problema, e pode não ser nada eficaz. O Consumo de caldo de ossos sim, é bem vindo!
Sem que haja uma mudança de hábitos no seu estilo de vida e a orientação de um profissional que realmente entende do assunto, e vem estudando profundamente como deve se tratar um intestino inflamado, e que esteja apto a fazer isso com excelência, você pode não ter sucesso no seu tratamento.
Se o seu intestino estiver alterado por um supercrescimento de bactérias, SIBO (Small intestinal bacterial overgrowth), talvez não seja interessante você aumentar o números dessas bactérias, ainda que sejam bactérias boas, pois, isso vai gerar desconforto abdominal, excesso de gases, e muitos outros problemas. Deve haver um equilíbrio dessa microbiota. Um equilíbrio saudável da flora intestinal é aproximadamente 85 por cento de "bactérias boas" e 15 por cento de "bactérias ruins".
Eu daria um exemplo que me veio à mente agora. Como se fosse redecorar uma casa, por exemplo. Vamos fazer uma limpeza no que está 'sobrando' e depois a gente volta a redecorar com elementos mais harmoniosos e novos. Não tem como redecorar um ambiente, colocar elementos novos, juntos com os antigos. Vai gerar um desequilíbrio visual no ambiente, concorda!? Então se retirarmos o que está poluindo o ambiente, já conseguimos colocar coisas novas no espaço.
Com o intestino funciona assim: vamos retirar alimentos que alimentam e gera o supercrescimento dessas bactérias, que estão sobressalentes, excedentes, porque embora as bactérias "ruins" se alimentam principalmente de açucares, as boas se alimentam de fibras, e o excesso de fibras também pode atrapalhar. É como se fosse começar do zero.
Não gosto muito do termo "dieta detox". Temos órgãos que desempenham esse papel em nosso corpo, como por exemplo, o fígado e os rins, através dos alimentos, veja bem, A L I M E N T O S, de água e do jejum. Mas todo início de uma mudança de hábito, seja ele alimentar ou não o "detox"acaba sendo feito. O "detox" não vale só para o corpo, vale para a alma também.
Porém, se você está pensando em iniciar essa mudança por conta própria, seja cauteloso, comece aos poucos, não pense em dieta, nem em emagrecimento. Pensa apenas que está iniciando uma nova fase em sua vida, e que vai ser tão fácil e prazeroso, que se tornará um hábito. Hábito a gente faz sem pensar. Simplesmente, a gente faz!
Alguns exemplos de alimentos probióticos :
Iogurte Natural – São os mais populares e conhecidos. Mas tenha cuidado e atenção na hora de comprar. Procure ler o rótulo na hora da escolha, pois, algumas empresas pasteurizam (aquecem) o iogurte depois de adicionar as "culturas de microrganismos". O aquecimento acaba matando tanto as bactérias nocivas, quanto as bactérias benéficas. Procure nos sites das empresas fabricantes se as culturas foram adicionadas antes ou depois da pasteurização, se informe. Depois que descobrir fica mais fácil. E, você ainda pode usar esse iogurte como cultura bacteriana inicial para fazer seu próprio iogurte. Ah! Outro detalhe importante, é com relação ao sabor e a adição de adoçantes e conservantes aos iogurtes. Isso acaba reduzindo o efeito dos probióticos. Açúcar também, se for colocado após a fermentação, você vai consumir o açúcar (as bactérias fermentam a lactose do leite).
Kefir – Originalmente, o Kefir é uma bebida fermentada em leite. Geralmente, possui uma diversidade maior de bactérias do que o iogurte. Dessa maneira, seus efeitos benéficos são potencializados aos que consomem. Existe também o kefir de água, como o próprio nome diz, é fermentado em água com açúcar. Atenção! Se você escolher cultivar Kefir em casa, certifique-se que todos os utensílios utilizados para manipulação estejam limpos. A utilização de utensílios sujos, pode contaminar o Kefir com bactérias patogênicas do grupo coliformes.
Kombuchá – É uma bebida probiótica obtida a partir da fermentação de chá ou infusões ricas em cafeína. Possui em sua composição bactérias ácido-acéticas, que conferem ao produto um sabor levemente picante.
Picles e Fernentados – São alimentos fermentados em salmora. São acompanhamentos muito usados pela macrobiota. Contêm probióticos desde que não sejam pasteurizados (aquecidos). Afinal, o aquecimento excessivo mata os microrganismos, e sem adição de açúcar. Assim como o Kefir, você também pode fazer o seu próprio fermentado, é simples e barato. Busque por receitas no YouTube.
Um detox de corpo alma.
1. Não pensar que é uma dieta. Você terá muitos benefícios com essa atitute.
2. Não pensar que vai morrer. São somente 4 semanas, mas os hábitos saudáveis são para sempre.
3. Prestar atenção na resposta e sinais do seu corpo. Afinal é ele que vai te dizer se tudo está indo bem ou não.
4. Não acredite muito nas suas emoções. As vezes ela vai querer te enganar e fazer você parar. Não pare!
5. Não é porque está escrito aqui, que você deve fazer de maneira coagida, já que vai obedecer os sinais do seu corpo. A intenção é ajudar e experienciar, e não desistir.
Quero enfatizar que, as quatro fases contém recomendações que talvez você nunca tenha feito na vida, ou nunca ouvir falar. Confesso que não sou a favor de dietas as quais se vive de sucos, shakes e sopas. Mas o protocolo é de apenas 4 semanas. Nada que possa causar danos a saúde, muito pelo contrário. Por isso é importante você saber, ou pelo menos identificar qual estágio o seu intestino e a sua saúde se encontra.
Meu conselho: se perceber que não vai dar conta, não desista, apenas procure ajuda e continua comendo comida de verdade, com alta densidade nutricional e que oferece saciedade. Assim, você não precisará comer a cada 3 horas, e dará o descanso necessário que o seu sistema digestivo precisa.
Se você já me segue no Instagram, sabe que sou adepta, e o quanto eu acredito no resultado da estratégia nutricional e estilo de vida Low Carb.
* Se você ainda tiver dúvida, eu convido você a assistir alguns vídeos de alguns profissionais que eu acredito, confio e recomendo. Se tiver interesse, me peça via direct no meu Instagram (@saladicas).
Comentarios