top of page
Foto do escritorKely Oliveira

23 – Turbine a Saúde do Seu Intestino – Os Quatro Estágios Fundamentais no Tratamento Inicial

Não desista, vai valer a pena!


Agora que você já sabe e entendeu que existe uma conexão entre o seu intestino e outros sistemas dentro do seu corpo, está mais do que na hora de entrar em ação e começar a colocar em prática os devidos cuidados para dar início ao tratamento do seu intestino. Com maturidade você vai precisar se dedicar à essas fases, e assim alcançar a sua saúde ideal.


Para evoluir, vamos precisar de quatro fases para tratar o intestino e melhorar a saúde de uma vez. Então vamos ao que interessa!


1 – Vamos melhorar a parede do intestino


Dê ao seu sistema digestivo um descanso, reduzindo todos os alimentos pesados e que são difíceis de serem digeridos, e que irritam o seu intestino.

Siga uma dieta simples (básica) antiinflamatória, onde fornecerá nutrientes ao seu corpo, usando alimentos batidos, sopas, caldos, purês e suplementos nutricionais (prescritos pelo seu médico ou nutricionista). Pense no seu intestino como um jardim, onde você está plantando sementes, depois regando e cultivando o solo.


2 – Vamos purificar o corpo


Ajude o seu fígado a fazer uma varredura nas toxinas do seu corpo com:

– "oil pulling" – uma técnica odontológica antiga 'ayurvédica' que envolve fazer bochecho com uma colher de sopa de óleo na boca com o estômago vazio por cerca de 20 minutos. Esta ação supostamente retira toxinas em seu corpo, principalmente para melhorar a saúde bucal, mas também para melhorar sua saúde geral;

– "Banho de Sal de Epsom" – é um composto mineral constituído por magnésio e sulfato, que pode ser adicionado ao banho de banheira, ou diluído em água para relaxar o organismo. Se não temos banheira, vamos de escalda pé;

– Escovação a seco" com movimentos suaves – é o processo de usar uma escova com cerdas duras contra a pele (com delicadeza), para ajudar a esfoliar as células mortas da superfície da pele e melhorar o fluxo sanguíneo (segundo Dr. Joshua Zeichner, diretor de pesquisa clínica e cosmética em dermatologia do Mount Sinai Medical Center

– Gradualmente, inclua um antimicrobiano natural para matar leveduras e bactérias. Limpe e varra o intestino, auxiliando o fígado enquanto desintoxica, e reintroduza alimentos sólidos no seu próprio ritmo. Retire as ervas daninhas do seu jardim para dar lugar a uma nova vida saudável. *Erva daninha – é o termo utilizado para descrever uma planta, muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente na agricultura.

Deixo claro aqui, que "detox"é uma palavra que virou moda na área nutricional. Quem trabalha para eliminar substâncias tóxicas e não bem-vindas ao nosso copro, é o fígado e o rim. Não existe "detox" feito por um único alimento ou dieta específica. O que existe são mudanças de hábitos, adotar um estilo de vida saudável e dieta balanceada, com comida de verdade. O termo "detox" não deve ser interpretado como um milagre ou um método que conserta tudo que foi feito de errado. Encare isso como uma forma de iniciar um novo estilo de vida. Fazer uma limpeza geral no terreno, para que ele possa receber uma nova obra, e dar ao seu corpo o que ele merece.

3 – Inicie uma dieta saudável sem prazo de término


Introduza alimentos que promovem bactérias saudáveis, dê novos peixes ao seu aquário, repovoe seu intestino com microflora saudável. Pergunte ao seu médico ou nutricionista se você poderia fazer o uso de enzimas digestivas nesse momento, elas podem ser usadas para ajudar seu corpo a quebrar os alimentos e minimizar seus sintomas (não faça o uso por conta própria). Seja generoso com seu jardim interno, oferencendo alimentos saudáveis, ricos e abastecidos naturalmente em probióticos.



4 – Vamos fazer uma faxina na vida


Se empenhe ao máximo para dar início à essa fase, é a quarta fase, mas não menos importante. Se não for a mais importante, eu diria! Resolva todos os problemas emocionais pendentes, libere o perdão, peça desculpas, liga para aquela pessoa que você tanta tem vontade. Aprenda a cuidar e amar a si mesmo, e a nutrir-se. Desenvolva uma atitude de gratidão por tudo que você tem. Cultive plantas perenes, sempre-vivas, que não morrem, e permita que seu jardim e espírito interior estejam sempre floridos. *Perene: que permanece durante longo tempo, constante, contínuo, definitivo, duradouro. Ainda que o inverno chegue, a chuva caia, ou a tempestade nos abale, conseguimos voltar ao estado anterior, independente das circunstâncias.


Para iniciar a fase de mudança, esses passos são muito importantes, e principalmente entender o que é FODMAP. Citei no post anterior, a importância de saber que alguns alimentos podem não ter sido feitos para você, e não vão caber no seu novo estilo de se alimentar. Assim como tudo na vida, nem tudo é para todos, por isso ouça o que o seu corpo está dizendo!

Comentários


bottom of page