Dormir tem sido um problema pra você?
Mais uma descoberta feita pelos nosso cientistas. Sim, agora estão descobrindo que existe uma relação entre nossos ecossistemas microbianos e o sono. Isso mesmo, mais um fator que, literalmente, nos tira o sono. Um sintoma que atrapalha e, não é pouco, mas muito, a nossa qualidade de viva. A qualidade do nosso sono também tem sido relacionada à saúde do nosso intestino.
O sono é fundamental, se não o mais importante, "remédio natural" para nossa saúde, assim como também para o funcionamento diário do nosso corpo, pois é o momento em que restabelecemos nossa energia e reparamos nossas células; uma reciclagem metabólica, a qual as células que liberam excrementos e outras toxinas, são limpas e lavadas. Eu diria, momento que "recarregamos a pilha".
Um intestino saudável pode ser a chave para uma boa noite de sono. As pesquisas vem mostrando como a falta de sono de qualidade, afeta profundamente, uma série de funções psicológicas, como a ansiedade, estresse emocional; desde a regulação dos hormônios que controlam o sono e a vigília do sono, passando por nosso ritmo circadiano e alterando nosso ciclo de vigília.
Veja como tudo vai se encaixando, e como isso pode estar relacionado à depressão, ansiedade e estresse emocional; uma vez que, já sabemos que esses sintomas impactam de forma evidente a qualidade do nosso sono. Pois bem, nesse momento acabamos de confirmar, mais uma vez, que existe uma profunda e bem complexa comunicação entre nossa microbiota e nosso cérebro.
Foi mostrado também que uma microbiota desequilibrada aumenta a percepção da dor e, como há uma conexão direta entre dor e sono de má qualidade, um intestino saudável pode ajudar a minimizar o sentir da dor, possibilitando um sono mais tranquilo.
Isso quer dizer que, a dor pode estar relacionada ao sono interrompido, que está relacionado à disfuncionalidade do intestino. Dar a devida atenção ao intestino pode ser a chave para boas noites de sono, minimizar, ou, até dizer "tchau" às dores.
Os micróbios podem afetar o nosso sono, pois eles possuem uma mente própria. Assim como nós, a nossa microbiota também possui ritmos próprios que são capazes de influenciar e perturbar um ao outro. Nosso ritmo circadiano (um ciclo de 24 horas) ,regulado primeiramente pela luz ou pela escuridão que mantém e equilibra os ciclos de sono e vigília.
Uma noite mal dormida é capaz de alterar temporariamente nosso perfil de microbiota, pois é durante o sono que acontece o processo de reparação do nosso organismo, inclusive do trato digestivo.
Já sabemos que a produção da maior porcentagem de serotonina acontece no intestino. Para manter um humor saudável e sono de qualidade, é necessário que a serotonina e dopamina sejam produzidas e liberadas pelo microbioma intestinal. Provou-se também que bactérias saudáveis podem realmente produzir serotonina estimulando as células intestinais, ou seja, quanto mais saudável for seu intestino, melhor será o sono.
Ao passo que a noite vai chegando, os níveis de serotonina aumentam e enviam sinais ao cérebro para que através da serotonina, a melatonina seja produzida. Para que você usufrua de uma boa noite de sono, é fundamental que esse processo aconteça. A melatonina é o hormônio que estimula a sonolência e controla seu ciclo do sono.
Embora, isso tudo seja fácil de entender, sabemos que a vida moderna tem atrapalhado e desajustado o ritmo circadiano da maioria de nós. Em contraposição, a falta de melatonina, conhecida como "hormônio do sono" foi associada ao aumento da permeabilidade intestinal. Aliás, nunca se ouviu falar tanto de doenças e sintomas que hoje já sabemos estarem associadas ao aumento da permeabilidade intestinal, também conhecido como leaky gut.
Hoje, já é bem abordado por profissionais de saúde, que o sono é um fator primordial para nossa saúde. É o momento perfeito para nosso corpo retomar, recarregar, corrigir, enfim, podemos dizer, recarregar as baterias. Uma maneira de "consertar" o que não foi bom durante o dia. Porém, isso não acontece no sono leve ou em noites mal dormidas. Para isso acontecer, precisamos entrar em um sono profundo. Um estágio que leva até quatro horas para acontecer, e que apenas 25% do nosso sono é gasto nesse período ideal de sono. E, para garantir que isso aconteça e, possamos aproveitar esse sono profundo, precisamos do tão conhecido e pertinente conselho, porém ignorado por tantos – A higiene do sono. Uma hora antes de ir para a cama, nada de celular, telas ou luzes acesas pela casa. Luzes amarelas em abajures ajudam muito. Ah! e não ignore o conselho de dormir pelos menos 8 horas. Não, isso não é um mito. Você pode achar que não precisa, mas, uma hora a conta chega!
Quando falamos de sono e refeições após as 18:00 horas, segura a onda aí!
Evite alimentos de difícil digestão, que perturbam o intestino e o sistema imune, e que atrapalham o sono.
A melhor coisa a se fazer é tentar comer o mais cedo possível e evitar alimentos estimulantes, que contém cafeína ou que são inflamatórios. Procure comer alimentos fáceis de digerir e ricos em nutrientes.
No próximo post você terá acesso à algumas receitas de pré-digestivos que poderão somar mais nutrientes às suas refeições, auxiliando a sua digestão. Os pré-digestivos contêm enzimas digestivas que ocorrem naturalmente. Isso significa que, boa parte do trabalho é feita para você, permitindo que seu corpo foque somente na absorção.
Essa é a importância de nutrir e cuidar do intestino com tanta gentileza. Assim que você der o devido descanso para ele, retirando os alimentos inflamatórios, restaurando a parede que reveste o intestino através das refeições a partir da comida de verdade, com alimentos de fácil digestão, como o caldo de osso por exemplo, você criará condições para uma saúde plena e um microbioma mais vigoroso. Você poderá desfrutar de uma digestão suprema e efetiva, se beneficiando de um sistema imunológico mais forte, humor refinado, um viço na pele. Repousar em noites agradáveis de um sono bom, espalhando vitalidade para o corpo todo.
Comments