Uma parte nada atraente, mas super importante do intestino grosso
Acredito que se você chegou até aqui, é porque quer garantir um bom relacionamento com seu intestino e ajudá-lo a se recuperar, não é mesmo? Aprender a melhor maneira de cuidar dele e, também, entender seu dialeto oculto. Então fique aqui, e vamos aperfeiçoar os cuidados com a parte super importante do intestino grosso, o cólon. Vamos juntar as peças, identificar e entender as abreviações mais comuns como FODMAPS, SIBO, intolerância à histamina, e onde essas peças se encaixam em você.
Hoje, nosso conceito moderno de saúde está repleto de enigmas desordenados, entre dietas detox com suco limpa tudo, e desalinhados com doenças do cólon.
Agora relaxa, pega um caderninho, uma caneta, prepare-se para anotar e descobrir de maneira simples e, com o uso de materiais acessíveis e naturais, como fazer para você alcançar um intestino limpo e feliz. Descubra também os alimentos que colaboram para promover essa limpeza e aprimorar a saúde do cólon.
Nós temos três órgãos determinantes que desempenham um papel muito expressivo e colaboram ajudando a filtrar e limpar o corpo.
O fígado, que é sua primeira linha de defesa;
Os rins, que filtram continuamente seu sangue e;
O cólon, responsável por eliminar os resíduos tóxicos.
Embora o cólon não seja a parte mais encantadora do corpo, não se pode adquirir um intestino saudável e feliz sem antes saber e assumir a importância do cólon. O respeitado cólon é como se fosse a tubulação que transporta o fluído, a qual não se pode mudar o percurso e nem parar o caminho dessa tubulação. É o "encanamento" do seu corpo que serve para remover resíduos. Para que esse trabalho seja feito de maneira eficaz, precisamos manter nosso colón em boas condições, não permitindo o acúmulo de poluentes e, para que esses resíduos sejam removidos, e assim gozar de sua função vital verdadeira.
O que vai acontecer se o seu cólon estiver sobrecarregado por "lixo" digestivo no seu reservatório? Existem alguns sintomas que você pode sentir com um cólon vagaroso e com acúmulo tóxico:
Sono ruim;
Alergias;
Fadiga;
Acne;
Mau hálito;
Confusão mental;
Infecção de bexiga;
Intestino preso;
Odor corporal;
Dores, cãibras e cólicas digestivas.
Incluir alimentos naturais, ricos em probióticos (bactérias fermentadas), ajudará muito a quebrar e liberar esses acúmulos tóxicos (biofilme), limpando, reconstruindo e promovendo uma flora intestinal saudável e, gentilmente, nutrindo o cólon.
Agora chegou a hora de usar o caderninho e a caneta. Toma nota dos promotores de saúde do cólon e mantenha o “caderninho da saúde intestinal” sempre por perto. Assim você poderá manter um intestino limpo naturalmente, sem apelar para atitudes radicais.
Alimentos que aprimoram a saúde do cólon
Cravo - ajuda a quebrar o biofilme.
Vinagre de Maçã - retira os minerais importantes que ajudam a matriz de biofilme a sobreviver. O ideal é usar o vinagre de maça orgânico e garrafa de vidro, que vem o "mother". Mother é a mãe, que é a formação de uma substância viscosa e gelatinosa na superfície do líquido que está amadurecendo em toneis. Isso quer dizer que o vinagre é produzido de forma natural.
Probióticos - kefir de água de coco e iogurte de coco, são alimentos altamente terapêuticos - podem ajudar a reconstruir rapidamente os micróbios intestinais do bem, que por sua vez faz a renovação de síntese de nutrientes dos alimentos, destroem toxinas e produzem ácidos graxos de cadeia curta para fornecer energia às células que revestem o cólon.
Sementes de Linhaça e Psyllium - ricos em fibras vegetais que ajudam a varrer o cólon, aumentando os movimentos intestinais e auxiliando na desintoxicação.
Alimentos Ricos em Clorofila - espinafre, brotos e folhas verdes escuras, ajudam a acalmar e curar tecidos danificados no cólon, além de extrair e transportar toxinas do cólon.
Água - a água é vital e ajuda a manter seus níveis de energia altos, suas células alegres com seu intestino limpo e hidratado. Detalhe: água pura e filtrada. Sabe aquela dose de suco, preparado com meio limão e água todas as manhãs? Então, não é para emagrecer e, sim, uma ótima maneira de começar o dia, impulsionando uma boa digestão, estimulando a produção sucos biliares, além de se reidratar, ajuda no sistema imunológico.
Comments