top of page
Foto do escritorKely Oliveira

35 – Turbine a Saúde do Seu Intestino – Algumas Abordagens para Crises Específicas

Você pode tentar um método para cada condição...



DIARRÉIA: Consuma bastante líquido, incluindo água filtrada e chás de ervas como camomila ou hortelã-pimenta para acalmar o trato digestivo. Adicione uma pitada de sal marinho à água ou beba água de coco 100% natural para ajudar a substituir os eletrólitos que podem ter sido perdidos. Os caldos ósseos hidratam e fornecem gelatina calmante ao intestino.


CONSTIPAÇÃO: Evite grãos que contêm glúten, pois contêm proteínas pegajosas conhecidas como prolaminas, o que irá te constipar mais ainda. Faça shakes com frutas, pois são ricas em fibras, o abacate é uma excelente opção. Legumes como brócolis e couve de bruxelas, cebola, batata doce, couve-flor e feijão verde são excelentes alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis para ajudar no movimento do bolo alimentar, se você puder tolerá-las sem ficar inchado. Beba mais água, reduza a carga de açúcar e aumente a ingestão de alimentos ricos em probióticos. O café preto orgânico também pode ajudar a amolecer as fezes.


DOENÇA DE CROHN E COLITE ULCERATIVA: São condições inflamatórias e, para surtos de diarréia, você deve tentar as recomendações acima. Beba muitos líquidos, incluindo caldos e chá de camomila, que é calmante. O chá de açafrão é altamente anti-inflamatório e o consumo de peixes oleosos, como sardinha, salmão e atum, fornecerá óleos anti-inflamatórios. Durante uma crise, evite grãos e adoçantes artificiais e diga olá ao puro suco de aloe vera (babosa). Evite sementes, nozes, cascas de frutas e vegetais, fibras em excesso, ingredientes e aditivos artificiais, café e álcool.


DOENÇA CELÍACA: Evite tudo que contém glúten. Coma alimentos simples: carnes e legumes são uma aposta segura. Peixes oleosos serão anti-inflamatórios e calmantes para o intestino. Durma e descanse o máximo possível. Consuma caldo ósseo regularmente e utilize práticas de redução do estresse, como técnicas de respiração profunda e relaxamento.


SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL (SII): Consome psyllium, que é uma fibra adaptogênica - aumentará o movimento intestinal ou diminuirá, dependendo do que seu corpo precisar. Coma mais alimentos fermentados para aumentar as boas bactérias; evite açúcar para controlar as más comunidades microbianas. Tome algumas colheres de sopa de farinha de linhaça por dia. Aborde questões emocionais escrevendo em um diário ou pratique afirmações positivas e meditação.


INTESTINO HIPERPERMEÁVEL (Leaky Gut): Caldo de osso, caldo de osso e caldo de osso! Isso é muito importante para acalmar a parede intestinal. Evite glúten e grãos. Concentre-se em sopas e ensopados ou em carnes e legumes cozidos lentamente, fáceis de digerir. Se você estiver pronto e isso não lhe causar inchaço ou dor, consuma vegetais fermentados e iogurte de coco ou kefir de água de coco, o que ajudará a recolonizar o intestino e aumentar a imunidade.


REFLUXO E AZIA: Evite alimentos estimuladores como cafeína, pimenta e chocolate, que podem agravar os sintomas. Consumir vegetais fermentados e aumentar o ácido estomacal através de ingredientes como sal marinho e vinagre de maçã. Consuma chá de gengibre e chá de camomila ou alecrim, que têm um efeito gastro-protetor. Despeje 500 ml de água fervente sobre 4g (cerca de 2 colheres de sopa) de casca de olmo escorregadio em pó e, em seguida, deixe em infusão por 3-5 minutos. Beba três vezes por dia. O chá de alecrim em quantidade menor (aproximadamente 100ml) antes das principais refeições é excelente. Além de ativar as enzimas digestivas, ajuda a melhorar a digestão, protegendo a mucosa do estômago, aliviando o refluxo e azia. Precisamos do suco gástrico para nossa digestão. O que causa a dor, é a falta da mucosa protetora causada por excesso de medicamentos e alimentos ultraprocessados. Quando você muda o estilo de alimentação, não haverá mais necessidade do uso contínuo de medicamentos que inibe a produção de ácido. Parar a produção de ácido gástrico não é um curso natural, precisamos dele.




Comentarios


bottom of page