Uma abordagem alternativa e um protocolo geral na crise intestinal.
Esse protocolo seria uma alternativa à dieta BRAT (post anterior) e te ajudará em uma série de crises. Sabe quando nada mais funciona, isso servirá para todas as bases até que você procure um profissional de saúde.
Comece assim…
Bebidas em forma de chá com gengibre e alho;
Como probióticos, o iogurte de coco sem açúcar;
Para um potente efeito anti-inflamatórios, o açafrão;
Para reparar o revestimento do intestino e como remédios à base de plantas, olmo escorregadio, raiz de marshmallow e alcaçuz;
Alimentos como ovos, que pode ser mexidos, cozidos ou poché;
Sucos de aloe vera (sem açúcar);
Refeições líquidas, como caldo de ossos, shakes e sopas cremosas, que são muito mais fáceis para o trato gastrointestinal e podem ajudar a reduzir a dor de uma crise, o inchaço e a indigestão;
Para obter ômega-3, e quando os sintomas se acalmarem - alimentos leves como peixe e óleo de peixe - ou se for vegetariano, semente de linhaça (pode ser em forma de farofinha) é só bater no liquidificador e temperar com ervas.
Esse protocolo pode ser empregado imediatamente ao primeiro sinal de surto e seguido por três a cinco dias.
Algumas coisas importantes e úteis a serem observadas ao aplicar a abordagem:
MANTENHA-SE HIDRATADO: Antes de tudo, substitua os líquidos corporais perdidos durante um surto de vômito ou diarréia, priorizando a hidratação. Comece bebendo pequenas quantidades de água a cada cinco minutos. Considere beber água de um coco verde, pois é rico em eletrólitos (minerais em nosso organismo que têm uma carga elétrica - eletrólitos mais comuns incluem potássio, magnésio, sódio, cloreto e cálcio). Você também pode experimentar chás medicinais, como hortelã, camomila ou erva-doce, que são ultra-calmantes para o intestino. Mas não há dúvida que o seu melhor amigo e número um durante a cura ou manutenção de um intestino saudável, é caldo de osso! Procure beber algumas xícaras por dia.
CONCENTRE-SE COMPLETAMENTE em alimentos cozidos e quentes e evite o gelo nos shakes e vitaminas. O cozimento fornecerá o calor necessário para ajudar a quebrar as duras paredes celulares dos alimentos crus, facilitando sua digestão.
DESCANSA E BALANÇA: Aproveite o tempo para realmente descansar e ter o tempo necessária para se recuperar. Coloque os pés pra cima, deita na rede, tire uma folga, diga não à compromissos desnecessários. Este é um momento em que você precisa se curar e colocar em prática seus princípios saudáveis. Após dois a três dias, se todos os sintomas desaparecerem, você pode fazer um teste para reintroduzir lentamente sua dieta regular. Se ao fazer isso você tiver reações ou surtos novamente, pode ser um bom sinal que você definitivamente precisa consultar um nutrólogo, um naturopata qualificado, ou um gastro que trabalhe com medicina integrativa. São profissionais que sabem como melhor avançar com sua situação única.
Caso corra tudo normal, após os primeiros dois dias, para voltar à alimentação normal, um dia típico pode incluir as seguintes idéias:
LOGO PELA MANHÃ: Um dente de alho picado cru, tomado com 1 litro de água filtrada.
CAFÉ DA MANHÃ: Uma vitamina à base de leite de coco com iogurte de coco e frutas vermelhas, linhaça e olmo escorregadio (ou outras ervas curativas do intestino).
INTERVALO DA MANHÃ: Chá de açafrão e gengibre fresco (pode ser um shot) seguido de uma dose de suco de aloe vera.
ALMOÇO: Ovos mexidos com espinafre, seguidos por uma xícara de caldo de osso.
INTERVALO DA TARDE: Uma xícara de sopa caseira de purê de legumes.
JANTAR: Salmão com abóbora assada e banana frita em óleo de coco.
Isso não é prescrição de uma dieta (plano alimentar), é apenas uma idéia para poder voltar ao normal à sua dieta balanceada e feita pra você, através do seu nutricionista ou nutrólogo.
Comments