Muitos tipos de fungos vivem dentro do corpo humano.
Diferentes habitats do corpo humano, como a boca, a pele, a vagina e, é claro, o intestino são muito diferentes um do outro. Muitos tipos de fungos vivem dentro do corpo humano, e no corpo, incluindo o gênero de leveduras conhecidas como Candida (Candida Albicans), um tipo de fungo que vive naturalmente dentro do corpo humano e auxilia na digestão e absorção de nutrientes. A Candida normalmente é encontrada em pequenas quantidades na boca, no intestino e na pele. Em níveis normais, o fungo não é problemático. No entanto, quando a Candida começa a crescer incontrolavelmente, pode causar uma infecção conhecida como candidíase.
Um desequilíbrio na flora intestinal pode levar ao crescimento dessa levedura.
Quando seus níveis de Candida estão desequilibrados, normalmente, as bactérias saudáveis do seu corpo mantêm os níveis de Candida sob controle. No entanto, se o seu microbioma estiver desequilibrado, a Candida poderá começar a superproduzir, quebrando a parede do intestino e penetrando na corrente sanguínea, liberando subprodutos tóxicos para o seu corpo, que podem causar uma série de sintomas comprometendo seu sistema imunológico.
Se você tem um problema auto-imune, há uma boa chance de você ter um desequilíbrio na microflora intestinal e um crescimento excessivo de levedura no corpo.
De fato, a Candida é a causa mais comum de infecções por fungos em humanos.
Abaixo estão alguns fatores que podem levar ao crescimento excessivo de Candida
Tomar antibióticos
Comer uma dieta rica em açúcar e carboidratos refinados
Alta ingestão de álcool
Um sistema imunológico enfraquecido
Tomar contraceptivos orais
Diabetes
Altos níveis de estresse
O excesso de produção de Candida pode levar a vários problemas de saúde.
Alguns sintomas mais comuns do crescimento excessivo de Candida
1. Infecções genitais ou do trato urinário recorrentes
Candida é encontrada no trato vaginal da maioria das mulheres. Candida pode causar infecções genitais e do trato urinário, as quais podem levar a dor e desconforto.
Um crescimento excessivo pode levar à candidíase da vagina, também conhecida como infecção por fungos. Os homens também podem ter infecções por fungos genitais, mas é muito menos comum.
2. Sapinho Oral
A candidíase que se desenvolve na boca ou na garganta é chamada de "sapinho".
É mais comum em recém-nascidos, idosos e pessoas com um sistema imunológico enfraquecido. Indivíduos com falta de higiene bucal ou próteses removíveis também correm um risco aumentado. As pessoas com candidíase oral geralmente desenvolvem manchas brancas e esburacadas na língua, bochechas, gengivas, amígdalas ou garganta . As lesões podem ser dolorosas e podem sangrar um pouco quando raspadas. A candidíase oral também é frequentemente associada a vermelhidão ou dor na língua e boca. Em casos muito ruins, pode se espalhar para o esôfago e causar dor ou dificuldade em engolir.
3. Cansaço e fadiga
Um dos sintomas mais comuns associados à Candida é a fadiga.
Embora não haja evidências de que a Candida cause fadiga, existem alguns sintomas observacionais poderiam contribuir para isso.
Primeiro, a candidíase é frequentemente acompanhada de deficiências nutricionais, como vitamina B6, ácidos graxos essenciais e magnésio. Em particular, sabe-se que a deficiência de magnésio causa fadiga.
Segundo, infecções por Candida geralmente ocorrem quando o sistema imunológico está enfraquecido, em baixo funcionamento, e isso pode deixá-lo cansado e fadigado.
Um estudo sugere que a candidíase prolongada do intestino pode até ser uma causa potencial da síndrome da fadiga crônica.
4. Problemas digestivos 4
A saúde do seu sistema digestivo depende muito de um bom equilíbrio entre as bactérias "boas" e "ruins" que vivem no seu intestino. Quando as bactérias no seu intestino ficam desequilibradas, você pode ter problemas digestivos, incluindo prisão de ventre, diarréia, náusea, excesso de gases, desconforto, constipação, diarréia, inchaço, e novas sensibilidades a alimentos consumidos regularmente.
5. Sinusites
Sinusite Crônica afeta um em cada oito adultos nos EUA.
Os sintomas comuns incluem coriza, congestão nasal, perda de olfato e dores de cabeça.
Embora as sinusites de curto prazo sejam causadas principalmente por bactérias, acredita-se que muitas Sinusites Crônica de longo prazo sejam fúngicas.
Um estudo da May Clínic analisou um grupo de 210 indivíduos com Sinusite Crônica e constatou que 96% deles apresentavam fungos no muco. O uso de antibiótico é o método usual de tratamento na Sinusite Crônica, mas isso pode funcionar para infecções agudas do seio bacteriano, mas não para fungos crônicos.
De fato, tratar uma Sinusite Crônica com antibióticos pode piorar a situação.
Se você tem Sinusite Crônica que está perdurando mais de um mês, a Candida pode ser a culpada.
6. Infecções fúngicas da pele e unhas
Assim como existem bactérias que impedem a Candida de crescer incontrolavelmente no intestino, isso também acontece na pele. Todas as bactérias prosperam em diferentes condições, incluindo níveis variáveis de temperatura, umidade ou acidez, e é por isso que, uma mudança no ambiente da sua pele pode permitir que haja o supercrescimento de Candida.
Prurido e erupção cutânea visível são os dois sintomas mais comuns de infecções por fungos na pele. Um crescimento excessivo de Candida pode causar condições como o pé de atleta, micose e fungo nas unhas dos pés. As infecções fúngicas da pele podem ser muito desconfortáveis e diminuir significativamente a qualidade de vida, embora não sejam fatais.
7. Dor nas articulações, músculos e fibromialgia
Um excesso de Candida sem tratamento, e uma flora intestinal desequilibrada, podem ser destrutivos, quebrando a parede do intestino e penetrando na corrente sanguínea, liberando subprodutos tóxicos para o seu corpo. Se uma infecção por Candida entra na corrente sanguínea e viaja pelo corpo, pode infectar as articulações e causar artrite. A artrite por Candida está associada à dor, rigidez e inchaço nas articulações.
A Candida também pode causar infecções ósseas ou osteomielite, que podem causar dor e sensibilidade na área infectada. Não são muito comuns, mas uma vez infectadas, podem ser muito difíceis de se livrar delas.
8. Doenças Autoimunes
Tireóide de Hashimoto, artrite reumatóide, lupus, psoríase, esclerodermia e esclerose múltipla, também fazem parte dos sintomas causados pelo desequilíbrio da flora intestinal e supercrescimento da Candida. Estudos recentes indicam que, um crescimento excessivo de Candida está associado a várias doenças do trato gastrointestinal, incluindo colite ulcerosa e doença de Crohn.
9. Incapacidade de concentração, desorientação, falta de memória, falta de foco, transtorno de déficit de atenção (DDA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dores de cabeça.
10. Heart palpitations, irritability, mood swings and anxiety or depression
11. Desejos de açúcar e carboidratos refinados, sensibilidade a perfumes e produtos químicos, intolerância a álcool, e aumento da suscetibilidade aos efeitos colaterais dos medicamentos.
Fontes:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2486/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC302772/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3521253/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7628203 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3075448/
תגובות