Pode ser que dentre esses hábitos saudáveis, um deles está sendo esquecido...
Você tem bons hábitos alimentares e ainda assim sente desconforto gastrointestinal?
Pode ser que dentre esses bons hábitos, um deles está sendo esquecido. A mastigação!
Você já deve ter ouvido isso milhares de vezes né! A digestão começa na boca!!
A mastigação adequada dos alimentos, de forma lenta, pausada entre uma garfada e outra, tem um papel fundamental na boa digestão e absorção dos nutrientes. Quanto mais mastigado o alimento, melhor para o processo digestivo.
Não é só transformar pedaços de alimentos grandes em pedaços menores para poder passar na garganta, entende? É muito mais que isso!
Um pouquinho de fisiologia bem simples e breve pra gente entender.
O sistema digestivo ou digestório serve pra gente pegar as macromoléculas (dos alimentos da nossa alimentação) que a gente come no nosso dia a dia, quebrar em micromoléculas, pra gente poder absorver.
Os dentes trituram os alimentos (processo físico da digestão ). Pequenas glândulas sob a língua (glândulas salivares) produzem saliva para começarem a digeri-los. Algumas enzimas também são liberadas nesse processo de digestão (processo químico da digestão). Ainda que, os alimentos sejam pastosos, devem ter tempo para combinar com a saliva na boca, pois esse é o primeiro passo vital no processo da digestão. Olha a importância de mastigarmos muito bem os alimentos.
A saliva lubrifica os alimentos para facilitar o percurso, que poderá levar horas, tempo que serão obrigados a fazer pelos 4 metros de intestino. Isso pode levar até 12 horas, porque alguns alimentos conseguem ser mais resistentes aos ácidos e enzimas que liberamos, desde a boca até o intestino. Jejum não necessariamente é só para a perda de peso – o seu trato gastrointestinal precisa de um descanso de vez em quando.
Músculos que se contraem em ondas, criam o movimento peristáltico que empurra o bolo alimentar para a frente, até a chegada no estômago. Já imaginou tudo isso descendo em pedaços mal mastigados? Se você não está mastigando bem os alimentos, é bem provável que que isso possa causar um mal estar.
Imagina que o estômago é um reservatório com paredes musculares que se contraem para transformar os alimentos em "líquidos" com a ajuda do suco gástrico (muito ácido). O ácido é tão corrosivo que as paredes internas do estômago necessitam ser constantemente protegidas por uma camada de muco. Sem esse muco, surgem as úlceras. Lembrando que, o estresse pode aumentar a concentração desse ácido.
Claro que existem outros fatores que podem prejudicar uma boa digestão, e causar desconfortos, mas esse post foi direcionado para nos atentarmos à mastigação.
SalaDicas: Não só a falta de uma mastigação adequada, mas o que você pensa ou fala na hora que se alimenta, também pode influenciar na sua digestão. Por isso, tire esse tempo para fazer somente isso. Hora de comer, é hora de comer! Se for pra comer na companhia de alguém, que seja alguém agradável, e que fale de coisas boas! Mas não esqueça de falar só depois de mastigar, Ok!
Olha que interessante. As bactérias do intestino grosso não causam infecção, elas são importantes, porque produzem as enzimas que quebram os carboidratos complexos que o intestino delgado não conseguiu digerir. Mais uma vez, a importância de mantermos uma microbiota saudável.
O limoneno (presente no suco e na casca do limão), é um estimulador do aumento desse muco protetor do estômago (estimulando a prostaglandina) que tem uma relação direta com a produção desse muco. Por isso, tomar água com limão não causa gastrite. Agora, se você já tem uma úlcera, o limão, por ser uma fruta ácida, pode não ser interessante nesse momento!!
Espero ter ajudado!
Bjo
Me acompanhe também no Instagram: @saladicas e YouTube
Use a hashtag #saladicasreceitas e veja mais delícias e dicas por lá!
Comentários