top of page
Foto do escritorKely Oliveira

A importância de variar os alimentos em nosso prato

Cada nutriente tem uma função e necessidade para o nosso corpo!


Vamos entender o porquê é tão importante variar os alimentos em nosso prato, uma vez que, cada nutriente tem sua função e necessidade para o nosso corpo.


Não é moda, não é questão de emagrecimento, de estética, é uma questão fisiológica e metabólica!

Essa informação pode te ajudar a entender e aprender sobre os alimentos e a importância de cada um deles.


Todo alimento vindo da natureza carrega nutrientes diferentes. Os nutrientes são divididos entre Macronutrientes e Micronutrientes.


MACRONUTRIENTES são: (🍠carboidrato, 🥩proteína e 🥥lipídio/gordura) são importantes e exigidos em maior quantidade pelo corpo.

Carboidratos - Servem de energia para as funções do nosso corpo e para a realização de atividades físicas. São armazenados em forma de glicogênio (combustível) no fígado e nos músculos. No fígado, os carboidratos mantêm os níveis de glicemia no sangue, fornecendo energia para as células; nos músculos atuam como “energia pronta” para as atividades esportivas. A quantidade de carboidratos varia muito conforme a necessidade da pessoa. Em dietas para a "perda" de peso e para quem tem problemas metabólicos são ingeridas "mínimas" quantidades. Um erro muito comum é achar que qualquer alimento que contenha carboidrato seja composto só disso e nada mais. É importante esclarecer que os alimentos apresentam cargas glicêmicas diferentes. Por exemplo: 100g de macarrão tem 75g de carboidratos, enquanto que 100g de mandioquinha tem 19g de carboidratos.

Proteínas - Presentes em alimentos de origem vegetal e animal. Contribuem para a formação dos tecidos e são integrantes de várias reações metabólicas (na forma de aminoácidos) e são utilizadas na síntese de alguns hormônios. A quantidade de proteínas pode varia, vai depender do peso e o tipo de atividade diária da pessoa. Quanto mais velhos ficamos, mais proteínas necessitamos.

Gorduras - As gorduras também são fontes de energia.Podem ser de origem vegetal ou animal. São divididas em saturadas e insaturadas (poli-insaturadas e monoinsaturadas). Têm função de reserva energética, armazenamento e transporte de alguns tipos de vitaminas e proteção de órgãos vitais.



MICRONUTRIENTES são as vitaminas e minerais. Embora o corpo necessita e absorve-os em miligramas, são muito importantes para o corpo. Os micronutrientes são fundamentais para as funções metabólicas do nosso corpo.


As vitaminas são divididas em lipossolúveis (A, D, E e K, que são dissolvidas e armazenadas na gordura) e hidrossolúveis (complexo B e vitamina C, são solúveis na água), são encontradas em fontes animais e vegetais. A B12, entretanto, é restrita às fontes de origem animal.


Lipossolúveis - se você suplementa uma dessas vitaminas, o ideal é ingeri-las sempre junto de uma fonte de gordura (após uma refeição por exemplo), ou como foi orientado pelo seu médico).

Hidrossolúveis - se você suplementa uma dessas vitaminas, pode ingeri-las somente com água, longe das refeições ou como foi orientado pelo seu médico.


Minerais: Os principais minerais são: ferro, cálcio, magnésio e fósforo. O cálcio se mistura ao fósforo e, juntos, formam a hidroxiapatita e o fosfato de cálcio, que fornecem rigidez aos ossos (deixado-os mais fortes). Fontes de fósforo: laticínios, salmão, carnes, lentilha e amêndoas. Para suprir as necessidade de cálcio, aposte em laticínios (artesanais com leite cru), salmão, sardinha e figo.

E o queridinho e importantíssimo mineral, o magnésio, que participa em mais de 400 reações no organismo. Fontes: vegetais verdes, espinafre, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), sementes, leguminosas, abacate, banana e salmão.


SalaDicas: lembre-se de que o trigo de hoje (mesmo sendo integral) não é mais o mesmo de anos atrás. O trigo não deve ser consumido como “base” de uma alimentação saudável, principalmente para quem sofre de doenças inflamatórias, é diabético, tem gordura no fígado e/ou síndrome metabólica.

Para descobrir a necessidade de suplementação ou de ajuste em sua dieta, sempre procure ajuda de um profissional qualificado de nutrição ou nutrologia.

Bjo

コメント


bottom of page