top of page
Foto do escritorKely Oliveira

Amido Resistente

O amido resistente é um tipo de amido que não se transforma em açúcar, e apresenta comportamento parecido ao da fibra alimentar, produzindo substâncias que servem de fonte de energia para a produção de bactérias benéficas do intestino. Entenda e aprenda a forma correra de usá-lo.


O amido pode ser classificado como digerível ou resistente. O amido rapidamente digerível converte-se em glicose em 20 minutos. O amido lentamente digerível, em 120 minutos. O amido digerível é rapidamente transformado em glicose para alimentar as células do corpo, produzindo energia. 


Já o amido resistente presente na polpa banana verde não é digerido, passa pelo estômago e pelo intestino delgado sem sofrer alterações, sendo fermentado somente no intestino grosso, produzindo substâncias que servem de fonte de energia para a produção de bactérias benéficas do intestino. A flora intestinal é responsável pela produção de anticorpos que atuam no combate e na prevenção das doenças, formando uma barreira contra a entrada de substâncias maléficas. Por isso, quando está em equilíbrio, aumenta as defesas do corpo. 


O amido resistente, que resiste a ação das enzimas digestivas (do estômago), não é digerido”. Dessa forma, esse tipo de amido não se transforma em açúcar e apresenta comportamento parecido ao da fibra alimentar (são os prebioticos), podemos dizer que são alimentos para as bactérias, fazendo bem não somente ao intestino, mas para todo o organismo. Tem um post aqui (link do post) sobre Prebioticos e Probioticos  


Porém para o amido resistente ser mantido em 100%  em alguns alimentos o mesmo não deve ser aquecido. No caso da banana verde, quando aquecida, ela mantem só uma parte do amido resistente. Segundo Dr, Souto (o rei da Low Carb rsrs) diz que ela não mantem nada de amido resistente. O amido digerível (comum) também é bom como prebiotico, porém, nesse caso você estará ingerindo um pouco a mais de carboidratos e não somente alimentando suas bacterias. Isso inclui a biomassa de banana verde, que passa por processo de aquecimento e quebra parte do amido resistente se transformando em amido comum. Isso não quer dizer que não seja bom para sua saude! Mesmo porque, depois de resfriado "parte" do amido comum volta a ser resistente. Isso na biomassa de bana verde.   


O consumo frequente de banana verde mantém a integridade da mucosa intestinal para que absorva da melhor forma todos os nutrientes que vêm da alimentação, e que mantêm o organismo em bom funcionamento. Esse benefício também age contra quadros de diarreia e constipação (intestino preso), melhorando o trânsito intestinal, eliminando desconfortos e prevenindo doenças como o câncer de intestino. “A mucosa do intestino é responsável pela absorção adequada dos nutrientes. 


Então vamos lá!


Banana verde in natura, sem passar por processo de calor, ou pelo processo de 

amadurecimento induzido, temos amido resistente intacto, 100%. O processo de indução de amadurecimento é feito antes das bananas irem para os supermercados e feiras, por isso, busque a banana direto do produtor. Normalmente a banana da terra não sofre esse processo.   


Como usar In Natura (mantendo 100% do amido resistente): Pode acrescentar em vitaminas e smoothies, ela não altera o sabor, eu garanto! Funciona como um espessante, assim como a biomassa de banana verde. 


Já se você não se importar de perder parte do amido resistente, faça ela frita no óleo de coco ou assada no forno. Tem o modo de preparo no meu Instagram @saladicas digitando a hashtag #saladicasbananaverdefrita ou #saladicasreceitas Você também pode encontrar o modo de preparo nos destaques (Receitas) no Intagram @saladicas.


SalaDicas: A banana verde pode ser congelada. Corte em rodelas ainda com a casca, depois retire a casca das rodelas, é mais fácil assim, uma vez que, a casca é bem chatinha de sair.
Use uma luva culinária, para evitar que suas mãos fiquem grudentas.

Comments


bottom of page