Que pode ser, baba ghanoush, baba ganoush ou baba ganouj
Baba ganoush tem um sabor de origem do Oriente Médio, feita de purê de berinjela (ou beringela), misturada com tahine, alho, suco de limão e sal. Muito simples, né!
Ah! Não sabe o que é tahine, clique aqui o que é e saiba os benefícios dessa rica pasta de gergelim. Quer saber como faz? Clique aqui para aprender receita. Você até encontra em supermercados, mas a caseira, além de fácil, é sempre melhor!
Para preparar a Baba Ganoush, eu me inspirei em uma receita libanesa. É autêntica, simples, e, uma pastinha perfeita para ser servida como entrada em uma festa, jantares ou no happy hour e, também deliciosa, para acompanhar carnes e saladas no churrasco. Portanto, se você está procurando um patê alternativo ao hummus, húmus ou homus (que é uma fonte de carboidrato), precisa experimentar esta receita. Aliás, você precisa experimentar a versão que eu fiz com abobobrinha, que também fica deliciosa. Aqui tem a receita pra você! No final do post tem mais dicas pra você!
Ingredientes
1 berinjela grande;
¼ de xícara de tahine;
3-4 colheres de sopa de suco de limão;
2 dentes de alho;
1 colher de café de sal;
Salsinha e azeite de oliva para servir.
Como Assar
Tem dois modos que você pode assar:
Embrulhe a berinjela em papel manteiga ou alumínio e leve para assar no forno a 180ºC, até que fique bem macia – Ou, coloque a berinjela sobre a grelha do forno (coloque uma bandeja em baixo), o líquido pode escorrer. Vá virando a berinjela de tempo em tempo, até que fique macia e com a casca bem assada.
Desembrulhe a berinjela (caso tenha utilizado o papel), ou somente retire a berinjela do forno e deixe esfriar.
Quando a berinjela estiver fria ao toque, corte a ponta superior, faça um corte na casca, no sentindo do comprimento da berinjela.
Com a ajuda de uma colher, retire a polpa da berinjela e aproveite todo o suco que vier junto, que dará um sabor incrível.
Se você achar que a cara dessa berinjela está meio estranha, é assim mesmo, ela meio "feinha"rs A berinjela do Brasil é mais bonita, haha!
Preparo no Processador
Coloque a polpa da berinjela em um processador de alimentos ou liquidificador.
Adicione o suco de limão, o tahine, os dentes de alho e o sal.
Pulse algumas vezes, até que os ingredientes estejam incorporados, porém a mistura ainda parece grossa. Sua baba ganoush está pronta. Enjoy!
SalaDicas: pode usar alho assado, caso você não tolere alho cru, fica a dica. Aproveita para assar o alho junto com a berinjela;
Eu fiz na grelha, porque acha que caracteriza mais o sabor defumado, nesse caso, você pode assar embrulhada e finalizar sem o papel, ou adicionar um pouquinho de páprica defumada;
O tahine adiciona uma textura e um sabor único, eu diria que seria insubstituível. Porém, se você tiver uma pasta de oleaginosa bem cremosa em casa, pode utiliza;
O tahine é super fácil de fazer. Eu costumo preparar em casa, e sempre deixo na geladeira. Adoro adicionar no molho da salada, por cima de vegetais. E, misturado com cacau em pó, fica uma delícia.
Bjo
Me acompanhe também no Instagram: @saladicas e YouTube
Use a hashtag e veja mais delícias e dicas por lá!
Comments