top of page
Foto do escritorKely Oliveira

Benefícios do Alho

Um dos temperos mais usados na culinário mundial e dono de um aroma inconfundível na cozinha.


Um dos temperos mais usados na culinária mundial, marcante pelo seu sabor acentuado e pelo poder aromático e inconfundível que deixa na cozinha. O ALHO!! Há que ama, e também os que detestam.

Quando esmagado, seu princípio ativo, chamado alicina é liberado, e é daí que vem o seu odor tão característico. Assim como outros alimentos, O alho também é um alimento funcional, e de grande importância para a saúde cardiovascular. Também é muito efetivo na redução da pressão arterial, promovendo a vasodilatação das artérias. Possui propriedades anti-inflamatórias reforçando o sistema imunológico. Isso explica o porque é tão empregado no combate à infecções como gripes, resfriados, gastroenterites, aftas, bronquites e herpes simples. Um potente antifúngico, e que pode ser um coadjuvante no tratamento de candidíase. Por atuar como antiagregante plaquetário, a alicina é um poderoso antioxidante capaz de retardar o envelhecimento celular, mostrando um importante papel na redução da viscosidade sanguínea . A alicina também resguarda, de forma direta, o DNA das células, evitando mutações do código genético, que são fatores determinantes para o desenvolvimento do câncer. Esse efeito protetor pode ser alcançado se ingerirmos de um a dois dentes de alho por dia. Para aproveitar ao máximo suas propriedades, o ideal é ser consumido cru ou adicionado no final do preparo dos alimentos. Buttt, se não gosta de alho cru, ou se vc ama alho, mas não tem uma boa relação com ele, ou um certo grau de intolerância para digeri-lo, não desista dos benefícios, pois há motivos de sobra para ser um integrante diário na sua dieta.

Vou deixar duas dicas bem legais logo abaixo:


Saladicas: Você pode usá-lo em infusão no azeite. Com ajuda de uma faca, aperte levemente, um ou dois dentes de alho, ainda com a casca (para liberar a alicina). Retire a casca e coloque-os dentro da garrafa de azeite.
Uma outra forma que ajuda muito na digestão do alho, é assar uma cabeça de alho inteira embrulhada em papel alumínio ou papel manteiga no forno, de 20 a 30 minutos (faça isso enquanto assa outra coisa, assim não precisa usar o forno só para isso). Após assado, quando você retirar da casca, vai estar bem macio. Amasse com um garfo, formando uma pastinha, coloque em um recipiente com um pouco de azeite e guarde na geladeira. Pronto, pode usar como desejar!O sal pode ser adicionado na hora que for usar, ou já misturado na pastinha. Aqui você encontra a receita: Pasta de Alho Assado

Espero ter ajudo!

Bjos

Comments


bottom of page