Se não consome sardinha, não sabe o que está perdendo!
Fresca ou em lata, esse alimento será bem-vindo!
A sardinha é riquíssima em ômega-3.
Por causa da pele e parte das vísceras, a enlatada tem uma quantidade bem maior de gorduras boas, como o ômega-3.
Tem mais cálcio que o leite
Uma lata de sardinha (85 g) oferta mais de 460 mg do mineral que afasta a osteoporose – e a mesma quantidade da assada reúne 372 mg. Isso porque, ao preparar o peixe fresco, costumamos descartar sua espinha – que é onde há maior concentração de cálcio. Já na versão em conserva, o pescado permanece inteiro. É por isso que uma lata de sardinha tem mais cálcio que um copo de leite. Devido à espinha, a versão em conserva tem 550 mg, contra 167 mg da fresca. Se você assar, vai para a casa dos 480 mg.
É fonte de vitamina D
Essa vitamina (que na verdade é um hormônio) é essencial para a absorção de minerais como cálcio e fósforo. A principal forma de obtê-la é por meio da exposição ao sol, mas a dieta também ajuda a atingir os valores diários recomendados – que variam de 400 a 1 000 UI (Unidade Internacional). A sardinha em lata contribui com 250 UI. O atum proporciona algo por aí.
Oferece tantas proteínas quanto a carne vermelha
Dizem que ninguém bate a carne vermelha nessa categoria. Será? Sim, a sardinha faz bonito: 100 g da assada (32,2 g) têm quase a mesma mesma porção de um filé-mignon grelhado (32,8 g). Uma dieta rica em proteínas está associada, entre outras coisas, à redução da pressão arterial, ao controle do diabetes e a um menor risco de câncer.
Protege o cérebro
A sardinha também é um reservatório de fósforo, triptofano e vitamina B12, que asseguram o estado de bem-estar cerebral.
Cálcio
Devido à espinha, a versão em conserva tem 550mg, contra 167mg da fresca. Se você assar, cai um pouquinho, 480 mg.
Gorduras Boas
Por causa da pele e de parte das vísceras, a enlatada tem uma quantidade bem maior de gorduras boas, como o ômega-3.
Click aqui que eu ensino você a preparar essa delícia!
Me acompanhe também no Instagram: @saladicas e YouTube
Use a hashtag #saladicasreceitas e veja mais delícias e dicas por lá!
Bjo!
Fontes: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp; Departamento de Agricultura dos EUA; Adão Pereira, diretor industrial da Gomes da Costa.
*Valores calculados com base em uma porção de 100 gramas.
Comments