top of page
Foto do escritorKely Oliveira

Receita Caldo de Osso Turbinado – SalaDicas

Um suplemento natural para nossa cartilagem, rico em colágeno e minerais.


O caldo de osso é um suplemento natural rico em nutrientes para nossa cartilagem, rico em colágeno e minerais, glicoaminoglicanos (glicosamina e condroitina). Há relatos que, uma xícara de caldo ao dia, pode melhorar o seu sistema digestivo, sistema imunológico, e ajuda a reduzir dores articulares.

Consumido há milhares de anos e, para quem não sabe, o caldo de osso é feito a partir do cozimento dos ossos, ligamentos e tendões (tecido conjuntivo) de animais, seja de frango, vaca, porco, vitela, ou cordeiro. Além de muito saboroso, basta 50 ml por dia, e terás os benefícios.

* Medula (mais conhecida como tutano) - é um tecido líquido-gelatinoso que preenche a cavidade da maioria dos ossos. Mas, não confunda como caldo de mocotó.


Preparado dessa maneira, permitirá que você agregue à outras receitas, para deixá-las mais nutritivas e com muito mais sabor. Experiente adicionar uma porção em molhos, na sopa de legumes, no creme de brócolis, no creme de abóbora, ou simplesmente beber puro.


Já fiz um post falando sobre o quanto é importante incluir esse maravilhoso alimento em sua dieta. Clique aqui para saber mais sobre os benefícios do caldo de osso.


Experimente essa receita!



Ingredientes

2 Kg de osso de perna de boi cortados em pedaços de 10cm, ossos de porco, frango ou peixe (pode escolher só um tipo de osso);

2 colheres de sopa cheias de vinagre de maçã;

1 cebola grande cortada em grosseiramente;

3 cenouras grandes cortadas grosseiramente;

10 caules de salsão (aipo) cortados grosseiramente;

1 pimentão vermelho, cortado em pedaços grandes;

1 pimentão verde, cortado em pedaços grandes;

1 colher de sopa de sal marinho ou do Himalaia;

1 colher de sopa de pimenta do reino;

Ervas secas de sua preferência (costumo usar folha de louro, sálvia, orégano, tomilho...);

Ervas frescas, como salsinha, cebolinha (na segunda etapa);

6 dentes de alho inteiros (na segunda etapa).


O ideal, é fazer sem a panela de pressão, mas sei o tempo de muitos precisa ser otimizado, então, o tempo de panela de pressão varia de acordo com os ossos, não há uma recomendação única, mas a maioria das receitas de panela de pressão deixam os ossos de boi e porco por duas horas e meia e os de frango e peixe 1 hora apenas na panela de pressão.

Preparo

1. Para um melhor sabor, asse os ossos em uma assadeira a 250ºC por 30 minutos.

2. Coloque 1 litro e meio de água fria (o suficiente para cobrir os ossos) e o vinagre numa panela grande e acrescente os ossos. Deixe os ossos de molho por 30 minutos (ESSE PROCESSO É MUITO IMPORTANTE). Nesse intervalo, prepare seus vegetais.

3. Acrescente os vegetais, ervas secas e temperos (exceto alho e ervas frescas). Feche a panela de pressão (caso esteja usando), ligue o fogo e quando pegar pressão (chiado), conte 2 horas. Espera sair a pressão, abra a panela e espere esfriar. Agora sim, coloque as ervas frescas e o alho. Volte pra a pressão por mais 30minutos.

4. Após os 30 minutos, espere a pressão sair e deixe esfriar por 30minutos. Coe os ossos e vegetais. Transfira o caldo em para uma vasilha maior (com tampa), espere esfriar e deixe na geladeira de um dia para o outro.

5. No dia seguinte, irá perceber que formou uma camada de gordura por cima do caldo. Retire essa camada de gordura que ficou por cima, e divida o caldo de osso em frascos herméticos. São frascos com tampas que vedam bem. O caldo deve ter a consistência de uma gelatina.


SalaDicas: para conservar, se for congelar, você pode guardar o caldo em frascos de vidro. Encher apenas 2/3 , pois há risco de expansão de volume durante o congelamento e quebra do vidro, caso não deixe espaço). Se você tiver vasilha plástica (BPA free), okay!
No freezer dura até 6 meses e na geladeira de 5 a 6 dias.
Você pode retirar o caldo do frasco, ainda congelado, com ajuda de uma colher, transferir para a geladeira, e usar gradativamente, conforme a necessidade.
Se encontrar formas de gelo (BPA free), você pode adicionar o caldo nas forminhas (após esfriar) e congelar. Retirando os cubos de caldo diretamente do freezer para usar em suas receitas ou consumi-lo puro (um cubo de caldo para cada xícara). Pode esquentar no micro-ondas e beber, tem gosto de caldinho de carne mesmo, delicioso! Ou, uma colher de sopa. Você pode tomar até 2 xícaras ao dia se quiser.
Se não tiver óleo de coco, pode usar manteiga Ghee, azeite, ou banha de porco como alternativa do óleo de coco.
O ideal é não usar panela de pressão, o segredo do caldo de osso é, quanto mais tempo cozinhando, mais se extrai os benefícios dos ossos.

Enjoy!

Espero ter ajudado!

Bjo


Me acompanhe também no Instagram: @saladicas e YouTube

Use a hashtag #saladicasreceitas e veja mais delícias e dicas por lá!




Comments


bottom of page