top of page
Foto do escritorKely Oliveira

Como Escolher um Aceto Balsâmico Autêntico

Saiba como escolher um aceto balsâmico de qualidade, sem aditivos e puro!


Hoje quero vou ajudar você a identificar o verdadeiro vinagre balsâmico ou aceto balsamico em italiano, na hora da compra. Quando decidimos ter aceto balsamico em nossa dispensa, temos que ter o devido cuidado ao escolher um bom balsâmico na prateleira do supermercado.

Antes de mais nada, no mercado italiano, existem vários tipos de aceto balsamico, que na verdade, devemos nos recusar a chamar de vinagre ou aceto.

Aceto balsamico é uma iguaria que passa por um processo artesanal até chegar à mesa do consumidor, mais nobre eu diria. Não é um simples companheiro do azeite usado somente para temperar saladas.


Fuja dos chamado “crema di aceto balsamico”, “Glassa Gastronômico” “condimento balsâmico concentrado” “Condimento all’aceto balsamico di modena i.g.p” e outros mais.


Esses são produtos altamente industrializados, e que levam aditivos em sua composição, são cheios de açúcar e podem ser prejudicais à saúde. 


Descobri que existem dois tipos de produtos que você deve dar atenção no supermercado:

Aceto balsamico tradizionale di Modena DOP (ou di Reggio nell’Emilia) e;

Aceto balsamico di Modena IGP.


Ambos produtos citados acima possuem o selo de qualidade e origem do “balsâmico” na embalagem.


O que difere entre os dois são as matérias-primas usadas, e por ser um produto artesanal, o tempo de envelhecimento em barril. Ambos podem ser usados na cozinha, e eles se completam. Normalmente, os dois tipos são utilizados em restaurantes, em pratos mais exóticos, como sobremesas, por exempo.


Se você for usar no dia-a-dia, compre o aceto balsamico di Modena IGP, e caso você goste de cozinhar para receber amigos em ocosiões especiais, compre o Aceto balsamico tradizionale di Modena DOP.


Aprenda uma breve  diferença entre eles:


O Aceto balsâmico tradizionale di Modena DOP possui somente um ingrediente: mosto* de uvas cozidas autóctones. É o mais valorizado pois é um produto totalmente artesanal, obtido de acordo com uma especificação rigorosa de produção e envelhecido por anos.


O cozimento a 30° C é o primeiro passo de um longo processo de transformação. Ele reduz em 2/3 a massa do mosto de uva, bloqueando assim o processo natural da uva se transformar em vinho. Em seguida o mosto segue para  barris de madeira onde o tempo mínimo de envelhecimento é de 12 anos.


O Aceto Balsamico di Modena IGP é composto de: pelo menos 20% de mosto* de uva cozido e/ou concentrado de uvas Lambrusco, Sangiovese, Trebbiano, Albana, Ancellotta, Fortana e Montuni. Pelo menos 10% de vinagre de vinho. Pode ser adicionado uma % de Aceto Balsamico envelhecido até 10 anos (são os melhores). Pode ser adicionado até 2% de caramelo (fuja desse tipo). 

Com produção em escala industrial, o tempo mínimo de envelhecimento do aceto balsamico IGP é de 6 meses em barris de carvalho, castanha, carvalho, amoreira e zimbro.



Uma boa alternativa é comprar o Aceto Balsamico de Modena (IGP) envelhecido.


Quando maior for a concentração de mosto*  mais doce, denso e estruturado será o produto. Ideal para acompanhar morangos, legumes cozidos, carnes,  peixes, e sobremesas a base de chocolate, e para finalização de pratos. 

Por outro lado, uma maior concentração de vinagre de vinho no lugar do mosto* resultará em um produto mais ácido, leve, fresco e aromático. Ideal para acompanhar saladas e preparar legumes salteados. Particularmente, eu adoro! Já experimentei com frutas, e ficou ótimo.


Por fim, não compre gato por lebre rs. Fique de olho, pois existem  subprodutos disfarçados de Aceto Balsamico di Modena e com os nomes que levam a crer ser o original. Neste caso, é geralmente uma combinação entre vinagre de vinho branco e substâncias artificiais adicionadas para simular a consistência e o sabor do produto original. Corantes, espessantes e caramelo estão entre os aditivos mais comuns. Este produto não sofre nenhum envelhecimento, é barato e fácil de encontrar nos supermercados.


Espero ter ajudado!


Bjo


Me acompanhe também no Instagram: @saladicas e YouTube

Use a hashtag #saladicasreceitas e veja mais delícias e dicas por lá!

コメント


bottom of page