Essa costelinha é muito fácil de fazer! Peguei essa receita há uns anos atras, assistindo ao programa "Mais Você" rsrs .
Quem não gosta de uma costelinha bem feita não é mesmo! Muitos gostam daquelas servidas em restaurantes do tipo Americano, com o famoso molho BBQ, que a gente não vê, mas que é carregado de açúcar, aditivos e outras bruxarias mais...que vem servida com batatas fritas e as vezes uma espiga de milho também. Mas aqui a gente vai tentar usar ingredientes alternativos para deixar essa costelinha o mais saudável possível. Principalmente se você está restringindo açúcar na sua dieta.
Ingredientes
1 costela de porco congelada (aproximadamente 1,2 kg);
1 xícara (chá) de catchup zero ( usei passata de tomate ). Pode ser catchup caseiro, extrato de tomate sem açúcar também;
Suco de ½ limão;
½ xícara (chá) de vinho branco seco;
½ xícara (chá) de mostarda escura (Pode ser Dijon);
1 colher (sopa) do que você está acostumado usar para adoçar.
1 colher (sobremesa) de molho de pimenta;
1 colher (sopa) rasa de páprica defumada;
Sal e alecrim debulhado a gosto.
Modo de Preparo
Coloque na assadeira a costela de porco congelada e leve ao forno alto a 250°C por 10 minutos. Se a costela não estiver congelada, pule esse passo.
Com uma faca afiada corte a costela em 3 pedaços. Reserve.
Numa vasilha coloque o catchup, o suco de limão, o vinho branco seco, a mostarda escura, o adoçante ou o que você costuma usar, o molho de pimenta, a páprica, sal, o alecrim debulhado a gosto. Misture bem. Despeja o molho em uma panela de pressão, e sobre o molho os pedaços de costela com o osso virado para cima. Feche a panela e assim que começar a chiar, abaixe o fogo e marca 40 minutos.
Abra a panela, verifique se a costela está macia (caso não esteja deixe por mais 5 minutos). Transfira a costela para uma assadeira, agora com osso virado para baixo, (isso é opcional, mas garanto que fica muito bom!). Regue a costela com o molho que restou na panela e leve ao forno a 200°C por aproximados 15 minutos ou até dourar, regando o molho de vez em quando. Retire do forno e sirva. Enjoy!
Saladicas: Não citei o tipo de açúcar usado nessa receita para evitar confusão. Caso seja diabético ou tenha alguma restrição ao uso de acúcar, use o seu adoçante de costume. Caso contrário, faça o mesmo! Enjoy!
Comments