Saiba o impacto deles em nossa glicemia
Em 200ml de leite contém 10 gramas de lactose ( lactose é o açúcar do leite). Quando você quebra a lactose ela gera galactose e glicose. Isso significa mais ou menos 1/2 colher cheia (sopa) de açúcar. Esse é o impacto que um copo de leite tem na glicemia. Se tem impacto na glicemia, também terá na insulina. Quem é diabético sabe muito bem disso. Se não sabe, acaba de saber!
O que buscamos na Low Carb são alimentos que não elevam a glicemia rápida, e nem alimentos que elevam a insulina. Porque insulina é um hormônio que acumula gordura no abdômen, no nosso corpo; não nos deixando acessar nossa gordura, principalmente quando comemos o tempo todo. Então não é interessante consumir um alimento que eleva a glicose e a insulina (Isso quer dizer, elevar o açúcar no sangue e liberar insulina).
Os alimentos derivados de leite (laticínios) contém muitas proteínas (proteína do leite). Uma delas é a caseína, que aumenta muito a inflamação. Eu disse, aumenta. Então se você já tem algum tipo de inflamação... Calma, tudo é uma questão de teste e individualidade. Quem tem acne por exemplo, quem tem rinite, sinusite de repetição, pode piorar muito com o consumo de caseína, que aumenta o muco produzido pelas vias aéreas.
Quanto menos gordura o produto tiver, mais lactose e proteína ele terá (ex: queijo cottage, ricota, queijo branco ou minas, iogurte desnatado). Requeijão comum de supermercados também é interessante evitar. Os produtos lácteos mais indicados seriam queijos curados, aqueles mais duros e amarelos, que ficam maturando (artesanais), catupiry, cream chesse, creme de leite, nata, kefir. O Kefir (bactérias-microorganismos) consomem a lactose do leite, e quebram a caseína também. Nesse caso, é mais interessante que um iogurte normal.
Isso quer dizer que, pra você que sofre de acne ou rinite, definitivamente deve evitar o leite (qualquer tipo), e optar, ou pelo menos experimentar o Kefir.
Já no caso do creme de leite, dê preferência para o creme de leite fresco (com 35% gordura), ou a nata (com 45% de gordura e zero carboidrato), contra o de caixinha(com apenas 17% de gordura), e devido a sua diluição com outros ingredientes, que não é nada interessante! Diga-se de passagem, um creme de leite fresco batido em ponto de chantilly ( na mão mesmo) por cima de uns moranguinhos ou no cafézinho... Humm, delícia hein! COMO FAZER CHANTILLY SEM BATEDEIRA
Quando falamos em manteiga, a mais interessante para quem tem alergia, ou simplesmente evita o consume de alimentos que contém lactose e caseína, apesar da manteiga normal ter muito pouco lactose, pode usar a manteiga Ghee (manteiga clarificada), onde se retira a lactose e a caseína no processo de produção (o vídeo não é meu, mas esse é o melhor vídeo que encontrei quando fiz a minha - super bem explicado). TEM RECEITA AQUI
Agora, voltando a dieta Low Carb, não faz sentido consumirmos leite ou derivados que contém muito carboidratos (lactose), e sim os derivados com menos carboidratos, seja qual for o motivo que você decidiu aderir à dieta, melhorar a saúde, emagrecimento, alguma doença ou simplesmente estilo de vida. Espero ter ajudado! Bjo
SalaDicas: Se você for MUITO intolerante a produtos lácteos, vale a pena retirar todos os derivados por um tempo, e depois reintroduzir somente os mais gordurosos para ver sua reação e grau de intolerância. Faça o teste!
Atenção para os iogurtes, mesmo sendo integral, podem vir com açúcares escondidos adicionados ao produto, principalmente quando outro nome é dado para o açúcar (maltodextrina, dextrina, maltotriose, dextrose, mel, lactose, frutose, malte caramelizado, xarope de arroz, xarope de milho, glicose, sacarose, agave, malte de milho em pó...
Comments