top of page
Foto do escritorKely Oliveira

Cuidado! A correria da vida pode diminuir o cuidado com a saúde...

...mas o seu intestino realmente precisa que você dê amor a ele!


Somos feitos daquilo que colocamos dentro de nós!


Hoje já é sabido que o intestino é considerado nosso segundo cérebro, e que também podemos considerar um terceiro, as bactérias que habitam o nosso intestino.


O que comemos será a alimentação dessas bactérias, que desempenham um papel importantíssimo no nosso organismo; e de acordo com o que oferecemos à elas, elas irão nos devolver saúde, caso alimentemos as "bactérias amigas" ou doença, caso alimentemos as bactérias patológicas. Para que nos devolvam saúde, temos que dar nutrientes e fibras, vindos da alimentação. Para que devolvam doença, não precisamos nem citar né! A maneira como alimentamos essas bactérias pode influenciar inclusive nosso humor e nossas reações. Seja por erro alimentar, uso contínuo de medicamentos, uma noite mal dormida, ou aumento do processo de estresse, podemos alterar nosso microbioma ( microorganismos que vivem dentro de nós) aumentando assim o número das "bactérias não amigáveis”. Então se mantermos o domínio desse ecossistema com as "boas bactérias", podemos combater doenças, assim como, alterações imunológicas, não deixando que os fungos e bactérias patológicas se proliferam, roubando nossa saúde. O próprio desequilíbrio nutricional, as substâncias produzidas por fungos e bactérias patológicas no intestino, através do nervo vago, atuam diretamente no sistema nervoso central, desencadeando alterações de neurotransmissores, processo de estresse, e até depressão. Mas o inverso também é verdadeiro, pois é uma via de mão dupla. O Estresse é, como parasitas para nosso intestino.


O intestino tem milhões de células nervosas, então sem dúvida, o estresse faz com tenhamos uma alteração total na qualidade e no processo de manutenção da microbiota saudável.


Uma noite mal dormida é capaz de alterar temporariamente o perfil da nossa microbiota. Por isso um sono de qualidade é tão importante para nós, pois, durante o sono que temos o processo de reparação do nosso organismo, é como se fosse um 'scanner' corrigindo o que o deu errado durante o dia, inclusive no trato digestivo.


Aqui no blog tem categoria a qual você aprende a restaurar e turbinar a saúde do seu intestino: CLIQUE AQUI e aprenda mais. Turbine a Saúde do seu Intestino


Cuide-se! Se você sofre de síndrome do intestino irritável, disbiose ou está com o intestino muito inflamado, as fibras podem não ser tão favoráveis até que o problema seja resolvido. Caldo de osso, sim! 👍 🥰
Lembre-se que tudo deve ser visto de forma individual 😘.

Espero ter ajudado!

Bjo

Comments


bottom of page