Aprenda a sobre a origem desse prato maravilhoso!!
Shakshuka - um prato originário do Oriente Médio e do norte da África.
Essa é minha maneira favorita de dar sabor, e incrementar e preparar o alimento mais humilde e poderoso da nossa dieta, o ovo. Carregada de vitaminas e minerais, e especiarias que ajudam a potencializar nossa saúde, essa receita de uma panela só, me impressiona. E, claro, eu sempre coloco algo mais!
Shakshouka (em árabe: شكشوكة: šakšūkah, também escrito shakshuka ou chakchouka) é um prato magrebino preparado com ovos, brevemente cozidos em molho de tomate, azeite, pimentão, cebola e alho. Comumente temperado com cominho, páprica e pimenta caiena.
De acordo com Joan Nathan, a shakshouka se originou no norte da África otomana em meados do século 16, depois que os tomates foram introduzidos na região por Hernán Cortés, como parte do intercâmbio colombiano
A origem do prato continua a ser motivo de alguma controvérsia com reivindicações concorrentes de origem argelina, líbia, marroquina, tunisiana, turca e iemenita.
Tomates e pimentas são notavelmente ingredientes do Novo Mundo que só se tornaram ingredientes comuns nos séculos posteriores à troca colombiana.
Imigrantes judeus norte-africanos em Israel trouxeram o prato nas décadas de 1950 e 1960, embora ele só tenha se popularizado nos cardápios na década de 1990
Magrebino é um dialeto árabe vernáculo falado no Magrebe - África islâmica ocidental e, no passado, Ibéria islâmica e Sicília.
A pronuncia fica mais ou menos assim: "xaquixuca" ou "chaquichuca
Agora que você já aprendeu um pouquinha sobre o prato, e aumentou o seu conhecimento, fique à vontade para preparar essa delícia. Abaixo deixo o link da receita que preparei para vocês.
Bjo