Frittata é praticamente uma omelete de forno ou um omelete – os dois estão corretos.
Depois que escrevi essa frase, decidi fazer uma breve pesquisa, então deixei uma breve história sobre a frittata. Está logo depois da receita.
Ideal para qualquer hora do dia. No café da manhã, no almoço ou jantar.
Esses foram os vegetais que eu usei, mas você pode substituir pelos vegetais que você mais gosta.
Ingredientes:
6 ovos;
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco ou nata;
1 xícara rasa (sopa) de queijo parmesão ralado (ou outro de sua escolha);
Cogumelos a gosto;
Alho poró picados a gosto;
Cebola picada ou cortadas em tirinhas;
Salsinha;
Espinafre;
Temperos a gosto;
Sal marinho a gosto.
Mode de Preparo:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forma que possa ir ao forno, de preferência com manteiga.
Bata os ovos com o creme de leite ou nata (ou leite alternativo caso não consuma lácteos), metade do queijo parmesão e os temperos.
Coloque os vegetais e as hortaliças de sua escolha no fundo da forma.
Em seguida despeje os ovos batidos por cima.
Por último, polvilhe a outra metade do parmesão.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos.
Saladicas: Se quiser saber um pouco sobre a história da Fritada é só continuar lendo o post
Me acompanhe também no Instagram: @saladicas e YouTube
Use a hashtag #saladicasreceitas e veja mais delícias e dicas por lá!
Fritada, derivado de fritar, ou seja, cozinhar em gordura quente, é uma palavra da língua portuguesa ou espanhol utilizada em vários países para coisas diferentes.
Fritatta é uma especialidade da culinária italiana como omeletes e que normalmente é preenchida com diferentes ingredientes, como carne, legumes, queijos, cogumelos, e etc. Em vez de serem produzidos em forma de folha como o resto das tortilhas, a frittata é aberta e adiciona temperos e acompanhamentos no topo (como uma pizza). Pode ser preparada semelhante a tortilha espanhola.
A palavra frittata deriva do italiano fritta, o particípio passado feminino de "fritar" (friggere),[1] e era originalmente um termo geral para cozinhar ovos em uma frigideira, em qualquer parte do espectro de ovo frito, através da omelete convencional, para uma versão italiana dos espanhóis tortilla de patatas, feita com batata frita. Fora da Itália, frittata era vista como equivalente a "omelete" até pelo menos meados dos anos 1950.[2]
Ja a omelete ou omeleta (do francês omelette) é um alimento feito de ovos batidos com manteiga ou óleo, geralmente com outros ingredientes, como o queijo, presunto, legumes ou a combinação de todos eles. Para obter uma textura fofa, os ovos são frequentemente batidos com uma pequena quantidade de leite, natas ou até mesmo água, o que leva à formação de bolhas de vapor durante a fritura dos ovos. Tradicionalmente, omeletes são dobradas antes que a parte de cima esteja completamente frita. Também é correto o uso da palavra omelete com artigos masculinos: o omelete, um omelete[2].
Acredita-se que a omelete surgiu na antiga Pérsia. Ovos batidos eram misturados com ervas picadas, fritos até ficarem firmes, e depois cortados em pedaços, para formar um prato conhecido como 'kookoo'. Conta-se também que, tal receita alcançou a Europa através do Médio Oriente e da África do Norte, onde sofreu adaptações e originou a frittata italiana, a tortilla espanhola e a omelette francesa.
Na França, sua criação é atribuída a Annette Poulard, em 1888, no Monte Saint-Michel, na Normandia. Ela elaborou uma refeição nutritiva e fácil de preparar para os famintos peregrinos que chegavam ao Santuário de São Miguel. Hoje, na entrada do local, existe o restaurante Mére Poulard.
Comments