Saudável, fit de verdade, delicioso...Por isso, lembre-se, moderação é tudo!!
Gente!! Este bolinho, que chamei de bolo de pote, é super fácil de preparar. Na verdade são mini panquecas, que acomodei uma sobre a outra, intercalando pedacinhos de chocolate 85% cacau entre elas ( que se derretem ao entrar em contato com as panquecas ainda quente). Por cima, uma calda de chocolate, que preparei com whey protein ( que pode ser proteína vegetal ou do leite ), escolha a que mais lhe agrada.
O mais interessante é, que essa receita nos dá diversas opções de preparo, desfrutando da sua criatividade. Em vez de panquecas, você preparar como um bolinho de frigideira, uma panqueca maior, ou duas menores. Você pode dobrar a receita utilizando forminhas de cupcake, e assar os bolinhos no forno. Enfim, divirta-se com sua criatividade!!
Ah!! A banana da terra é mais firme e mais densa que as demais bananas. E eu garanto, não fica com gosto de banana. Desde que, a banana não esteja verde.
Logo abaixo, depois da receita, vou deixar umas dicas em geral, dicas de substituição, dicas para as crianças, e para você que, não conta calorias, porém, quer levar uma vida saudável.
Vamos lá!
Ingredientes – Massa
2 claras
50g de banana da terra (madura);
10g de farelo de aveia ou trigo sarraceno (processados);
1 colher (rasa) de café de canela (opcional);
1 colher rasa (café) de fermento para bolo (opcional);
Ingredientes – Calda
10g de chocolate 85% cacau ou gostas de chocolate (para derreter sobre as panqueca);
10g de castanhas ou pasta de castanhas;
30g de whey protein (para a calda);
1 colher de (chá) de cacau em pó 100%;
Água o quanto basta.
Preparo – Massa
Em um mixer ou liquidificador, ou mini processador, bata as claras com a banana da terra até obter uma massa homogênea.
Adicione o farelo de aveia ou o trigo sarraceno, a canela em pó e, misture bem com uma espátula, para que o farelo se incorpore bem aos demais ingredientes (caso o seu farelo já esteja bem triturado previamente, como uma farinha bem fininha). Caso não tenha processado o farelo de aveia ou trigo sarraceno antes, o ideal é que após adicioná-lo, continue batendo com o mixer, até incorporar bem aos demais ingredientes.
Por último, adicione o fermento (caso esteja utilizando), e misture delicadamente.
Em uma frigideira grande, levemente untada, despeje duas ou três porções da massa (deixando um certo espaço entre elas) para fazer as mini panquecas, assando os dois lados da massa. Ou, prepare da forma que você preferir, como eu citei acima, no início do post.
Se preparar pequenas panquecas, vá colocando pequenos quadradinhos de chocolate entre as panquecas, conforme for retirando da panela, enquanto quentes (é só partir os 10g do chocolate 85% em pedacinhos), ou as gotas (caso esteja usando). Assim, o chocolate derrete de maneira fácil. Se optar por preparar uma ou duas panquecas maiores, divida o chocolate em duas partes e coloque sobre as panquecas para derrete-lo, utilizando a mesma técnica, com as panquecas ainda quentes.
Reserve as panquecas já assadas em um prato.
Preparo – Calda
Em uma vasilha pequena, adicione o whey protein e o cacau em pó.
Em seguida, adicione a água aos poucos, até chegar ao ponto de uma calda com a textura a seu gosto. Mais densa ou mais líquida. Só um detalhe! Há diferença entre a proteína vegetal e a de leite com relação a quantidade de água. A proteína vegetal requer mais água para diluir.
Montagem
Coloque uma camada da calda de chocolate no fundo de um ramequim ou um recipiente de cerâmica, ou de vidro. Em seguida, uma mini panqueca por cima da calda (sim, já com o chocolate derretido entre elas). Siga o mesmo processo formando camadas intercaladas, até terminar as panquecas e a calda. Por último, adicione as castanhas por cima. Eu usei uma granola de castanhas, que eu costumo preparar. Aqui tem a receita pra você: Granola Low Carb
Seu bolo de pote está pronto!!
Vamos às dicas!
SalaDicas: os pedacinhos ou gotas de chocolate podem ser adicionados no meio da massa, caso prepare em forma de bolinho.
Não há necessidade de adoçar a massa, fica super neutra, mas se você preferir, use um adoçante natural, e para as crianças, açúcar de coco, de preferência.
Para as crianças, ou para você que não controla calorias e os macronutrientes (carbo, proteína e gordura), pode preparar a receita com 2 ovos inteiros, ou 1 ovo inteiro e 1 clara. Também dá certo. Fica ao seu critério.
Com relação as farinhas: se você quer consumir menos amido, use o trigo sarraceno (também não contém glúten), ou farelo de aveia, em vez de farinha de aveia. Já para as crianças, pode usar a farinha de aveia. Ainda assim, o ideal é processar a aveia em flocos em um liquidificador, para obter a farinha mais fresca possível.
Abaixo, algumas fotos dos bastidores rs. A chapa elétrica pode ser encontra on-line
Aqui, eu preparei somente uma panqueca. Derreti o chocolate colocando o sobre a panqueca (ainda quente); e depois despejei a calda. Pode ser uma frigideira pequena ou aquela própria para panqueca ou omelete.
Aqui, eu também preparei somente uma panqueca. Derreti o chocolate sobre a panqueca (ainda quente), despejei um pouco da calda como recheio, depois dobrei a panqueca ao meio, e o restante da calda por cima.
Aqui, eu preparei panquecas médias. Utilizei a chapa elétrica.
Gosto muito de utilizar esta frigideira de preparar ovos individuais. Elas podem variar em 12 e 14cm, e é fácil de encontrar. Mas terá de preparar uma panqueca por vez.
Bjo e enjoy!!
Comentários