top of page

O que é Proteína?

  • Foto do escritor: Kely Oliveira
    Kely Oliveira
  • 8 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de jan. de 2023

Saiba o que é proteína e quais alimentos fazem parte desse macronutriente.


Assim como o carboidratos e os lipídeos (gordura) as proteínas também fazem parte dos macronutrientes, e também é uma fonte de energia.


As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Essa ligação entre os aminoácidos que formará os peptídeos é chamada de "ligações peptídicas". Os peptídeos podem ser formados por dois ou mais aminoácidos, quando apresentam mais de 70 aminoácidos, recebem o nome de proteína.


Presentes em alimentos de origem animal e vegetal, contribuem para a formação dos tecidos e são integrantes de várias reações metabólicas (na forma de aminoácidos) e são utilizadas na síntese (formação) de alguns hormônios. A quantidade de proteínas pode variar, vai depender do peso e o tipo de atividade diária da pessoa. Quanto mais velhos ficamos, mais proteínas necessitamos. Não queremos sofrer de sarcopenia.


Esse nutriente é essencial para o bom funcionamento do organismo. A proteína participa de, praticamente, todos os processos que envolvem células, e a carência desse nutriente acarreta perda de massa muscular, queda de cabelo, unhas fracas, baixa imunidade, fraqueza, esgotamento físico e mental, além de doenças mais graves.


Vale reforçar que as proteínas exercem diversas funções no organismo, inclusive na participação da composição das células. Todo processo biológico existe uma proteína envolvida. Entre as várias funções dadas às proteínas, podemos mencionar a queratina, proteína presente nas unhas e cabelos. Já consegue imaginar a importância do consumo de alimentos fontes de proteínas?!


Vou apresentar mais algumas funções aqui:

  • Transporte de substâncias (exemplo: transporte de oxigênio – a hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio);

  • Anticorpos (proteínas que atuam na defesa do nosso corpo – defesa contra agentes estranhos);

  • Atuam como enzimas (essas proteínas recebem o nome de enzimas e são capazes de acelerar uma determinada reação química, como por exemplo a amilase salivar, que atua na quebra de amido, e a lactase, que atua na quebra de lactose);

  • Hormônios (a insulina por exemplo é composta por proteínas);

  • Regulação das atividades celulares ou fisiológicas;

  • Contração muscular e motilidade – (ação da actina e da miosina) – a contração muscular só ocorre graças à ação de dessas duas proteínas.


A quantidade de proteína a ser ingerida pode variar: – se a pessoa é sedentária ou ativa.

Se for sedentária: 1 grama por quilo é o suficiente. Caso a pessoa seja muito ativa e tenha alto volume de treinos, pode consumir até até 2 gramas por quilo. Mas isso quem vai definir é o seu nutricionista.


Quer ficar por dentro de quais são os principais alimentos fontes proteicas? Então, continue a leitura, e saiba quais são "as principais".


Ovos (o segundo melhor alimento do mundo), só perde para o leite materno), frango, carne vermelha (algumas com maior ou menor teor de gordura), carne suína algumas com maior ou menor teor de gordura), peixe (o salmão tem maior de gordura), frutos do mar, leite e seus derivados (exemplo: queijo e iogurte)...


Eu disse "principal" porque esses alimentos possuem a maior concentração de proteína se compararmos aos alimentos de fonte vegetal.

Exemplo: a cada 100 gramas de carne ou peixe temos, aproximadamente, 28 gramas de proteína. Se você comparar com a lentilha ou com a maioria dos grãos, que contêm 8g de proteína a cada 100 gramas, quanto de lentilha ou grão de bico, você irá precisar comer para atingir a mesma quantidade de proteína presente nas 100 gramas carne? Sem contar que, os grão contêm muito carboidratos do que proteínas.


Isso também acontece com as castanhas, que muitos dizem serem fontes de proteínas, enquanto que, esses alimentos carregam a maior concentração de gordura do que proteína, na mesma porção de 100 gramas.


Então, se você pretende aderir uma dieta vegetariana ou vegana, procure um profissional que tenha muita maestria em calcular uma dieta para você, e saiba suplementar muito bem você, para que você não sofra as consequências da falta desse nutriente tão importante para a sua saúde.


Pesquise sobre a importância das vitaminas do complexo B e onde elas estão presentes!


Até o próximo post.


Bjo






Comments


bottom of page