Mergulhados em seus favoritos vegetais e em seu molho predileto!
Um prato inspirado em uma receita do Oriente Médio, mas que há controvérsia em relação a sua origem. Saiba mais no final do post.
Sempre mergulhados em nossos favoritos vegetais e com um toque dos versáteis tomates, que aqui se tornaram molho, mas que também ficam perfeitos salteados no azeite com alho.
São meus favoritos do momento. Essa delicada e glamurosa forma de promover os tão humildes ovos que aqui em casa se tornaram celebridades. Carregados com especiarias medicinais e com a explosão de licopeno presente nos tomates, esse prático e apetitoso prato, de uma panela só, irá surpreender você.
Uma maneira simples de se deliciar e desfrutar de um nutritivo café da manhã com seus vegetais favoritos e o alimento mais robusto em nutrientes para nossa saúde, os ovos!
Te convido a deixar o pãozinho de lado hoje, abrir a mente e experimentar algo novo. Você vai ver quanta energia esse prato vai oferecer a você!
Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite, manteiga ghee, óleo de coco ou de abacate;
1 alho poró (só a parte branca) bem lavado e picado;
3 dentes de alho picados ou amassados;
1 pimentão vermelho ou outro de sua preferência, picado;
Pimenta em pó, pimenta calabresa ou páprica a gosto;
1 colher (chá) de cominho em pó ou sementes (opcional);
3 folhas de loro ou qualquer outra erva de sua preferência;
1 colher (chá) de purê concentrado de tomate (sem açucar);
2 tomates picados ou tomate pelado;
150g de brócolis
Preparo
Aqueça o azeite ou a gordura que estiver usando em uma frigideira em fogo médio.
Adicione o alho poró, o alho picado, pimentão, os temperos, as ervas secas e deixe refogar, mexendo com uma certa frequência, por uns 5 minutos, ou até que o pimentão esteja macio e as ervas soltando seus aromas.
Em seguida adicione o purê de tomate, os tomates picados, o brócolis e espera levantar fervura.
Reduz para o fogo baixo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, e cozinhe por mais 5 minutos ou até que o brócolis esteja num ponto macio, porém ainda firme (al dente).
Faça duas ou mais aberturas no molho e quebre os ovos em cada um dos espaços. Tampe a frigideira e deixa por aproximadamente 4-5 minutos, ou até os ovos estarem cozidos no ponto que te agrada (bem passado ou mal passado). Gema mole ou gema firme!
SalaDicas: O purê de tomate pode ser substituído por passata de tomate (sem adição de açúcar), por favor!
Finalizar esse prato com salsinha ou coentro vai deixá-lo ainda mais saboroso e nutritivo. Enjoy!
Agora um pouquinho de cultura.
A pronúncia é mais ou menos assim: sháquixuuca rs
Shakshouka (em árabe: شكشوكة: šakšūkah, também escrito shakshuka ou chakchouka) é um prato magrebino de ovos escalfados em molho de tomate, azeite, pimentão, cebola e alho, comumente temperado com cominho, páprica e pimenta caiena. De acordo com Joan Nathan, a shakshouka se originou no norte da África otomana em meados do século 16, depois que os tomates foram introduzidos na região por Hernán Cortés como parte do intercâmbio colombiano
A origem do prato continua a ser motivo de alguma controvérsia com reivindicações concorrentes de origem argelina, líbia, marroquina, tunisiana, turca e iemenita. Tomates e pimentas são notavelmente ingredientes do Novo Mundo que só se tornaram ingredientes comuns nos séculos posteriores à troca colombiana.
Imigrantes judeus norte-africanos em Israel trouxeram o prato nas décadas de 1950 e 1960, embora ele só tenha se popularizado nos cardápios na década de 1990
Bjo
Comments