top of page
Foto do escritorKely Oliveira

Pasta de Alho Assado

Uma dica para quem não digere o alho muito bem, mas gosta do sabor!


O alho é um excelente aliado da nossa saúde e imunidade!


Pra você que não digere muito bem o alho cru, ou acha o sabor muito intenso, pode experimentar essa pastinha! Vai adorar!


Se o alho cru é demais pra você, você pode comê-lo assado como tempero em várias receitas, mas para melhor preservar e aproveitar sua valiosa propriedade (alicina – composto organosulfurado), é aconselhável, sempre que possível consumi-lo cru. Saiba mais sobre os benefícios do alho Aqui


Embora a alicina, substância liberada quando cortamos, picamos ou amassamos o alho, seja a principal substância aliada à nossa saúde – segundo alguns pesquisadores, essa substância somente permanece intacta quando o alho é ingerido 'in natura' (cru), e quando aquecido ou refogado perde parte de seus benefícios. Fritos (em imersão) se perde cem por cento. Então vamos evitar fritá-los! Ma se quiser os benefícios sem se preocupar com digestão, aprenda Aqui como fazer uma infusão de alho no azeite.


Não o consome cru só para não comprometer o hálito, não se preocupe. Existe um truque que é mastigar folhas de hortelã após consumi-lo cru, que pode ser a solução.

Não digere com facilidade, e ainda assim prefere consumi-lo cru para se beneficiar das propriedades. Fazer uma infusão na garrafa de azeite, é uma alternativa. Saiba como aqui

Eu adoro alho, de qualquer jeito, porém essa pastinha virou minha queridinha na cozinha e não vivo sem!


Preparo


Corte a parte de cima da cabeça do alho (veja na foto abaixo), e deixe descansando entre 10 e 15 minutos, para liberar toda a alicina, e só depois cozinhá-lo. Desta forma, o precioso ingrediente ativo deve se tornar não só mais biodisponível ao corpo, como também um pouco mais resistente ao calor – o ideal no entanto é cozinhá-lo o mínimo possível, à baixas temperaturas, sempre que possível.


Embala com papel manteiga ou alumínio e leve ao forno para assar por 15 minutos ou até que fiquem macios.


Retire do forno e espere esfriar um pouco.


Esprema a casca dos dentes de alho para retirar a pastinha. Vá colocando em um potinho, adicione sal e um pouquinho de azeite.


Guarde na geladeira e terá alho pra semana toda ou mais.



SalaDicas: A pastinha assada pode ser mantida na geladeira em um vidro bem fechado, de preferência com um pouco de azeite até 3 semanas. Já cru, picado ou cortado, conservado no azeite até 3 meses.

Aproveita quando for assar algum prato, e coloca 1, 2, 3...quantas cabeças de alho 🧄 quiser. Mas tem que ser em temperatura baixa.

Adicione gengibre ralado à pasta. O gengibre fica delicioso quando refogado junto com o alho 🧄

Muito conhecido para aliviar náuseas, porém o gengibre atua basicamente no trato digestivo, estimulando os sucos gástricos e neutralizando ácidos. E, é um anti-inflamatório natural.

Bjo








Comments


bottom of page