Essa dica é para você que consome grãos!
Deixar os grãos de molho antes de consumi-los, como arroz integral, feijão, grão de bico, não é apenas para cozinhar mais rápido, como a maioria das pessoas pensam!
Eu, particularmente, consumo muito pouco grãos. Bom, mas para quem consome, essa dica é importante.
Consumir grãos integrais de modo inadequado pode levar a vários efeitos colaterais, desde síndrome do intestino irritável até deficiência de minerais. Se você consome grãos, então que sejam consumidos da maneira certa.
Boa parte dos grãos contém ácido fítico ou fitato, um inibidor enzimático, na sua camada mais externa. Como os grãos integrais não são previamente processados ou fermentados, este ácido não está neutralizado. O fitato dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, e pode impedir a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo. Por isso, o fitato é considerado um fator anti-nutricional de alguns alimentos.
Quando deixamos os grãos de molho, enzimas e outras substâncias neles presentes conseguem neutralizar o ácido fítico, fazendo com que as suas proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.
Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como o glúten, presente em muitos grãos.
Então vamos saber como fazer isso!
Como Deixar os Grãos de Molho
Já sabemos da importância de deixar os grãos de molho, então basta criar isso um hábito. Não vai ser trabalhoso!
Água filtrada com algumas gotinhas de limão ou vinagre no mínimo 8h.
Use uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada litro de água.
Viu como é fácil!
Saladicas: Se você cozinha pela manhã, coloque os grãos de molho à noite. Se cozinha à noite, deixe de molho durante o dia. Então, a partir de agora: lentilhas, feijão, grão de bico, quinoa, arroz integral… tudo de molho antes de ir para panela, certo!
Bjo
Comments