Porque devemos consumir mostarda!
A folha de mostarda contém muita fibra e é uma excelente fonte de vitamina K, A, C, E, complexo B e folato. Contem minerais como cálcio, manganês, ferro, fósforo e magnésio. Muito rica em antioxidantes, principalmente os di-indol-metano e sulforafano, que protegem contra câncer de próstata, mama, cólon e ovário, por inibirem o crescimento de células tumorais, e por isso têm sido objeto de extensa pesquisa científica. E ainda podemos contar com os demais antioxidantes coo os flavonóides, sulforafano, carotenóides, indóis, luteína e zeaxantina.
A folha é muito rica em um composto chamado glucosinolato que protege o fígado e melhora seu desempenho, ativando enzimas que metabolizam as substâncias tóxicas, por isso desintoxica o corpo. Sendo assim, ajudam a eliminar toxinas ambientais da corrente sanguínea, neutralizando os metais pesados, pesticidas e produtos químicos presentes em nosso corpo, isso pela presença de clorofila presente na folha da mostarda.
Na folha da mostarda também é encontrada uma quantidade significativa de vitamina K, importantíssima no combate a osteoporose. Cem gramas de mostarda cozida contêm 525% do valor diário recomendado de vitamina K, e está diretamente relacionada na mineralização óssea, na coagulação do sangue e ajuda a remover o cálcio patológico, presente em áreas do corpo onde não deveria estar. Já ouviu falar nessas doenças? Assim como nas articulações, causando bursite, artrite, ou nos órgãos, formando cálculos nos rins (mais conhecida como pedra no rim), nos tecidos, como nódulos calcificados na mama e dutos salivares, e nos vasos sanguíneos, se depositando nas artérias, endurecendo o sistema circulatório, e reduzindo o seu calibre, aumentando assim a chance de um enfarte.
Então, mais uma vez descobrindo que, assim como a prevenção, o aparecimento das doenças estão totalmente relacionadas a alimentação e estilo de vida. Eu diria que a cura também!
Assim como a folha, a semente e o molho de mostarda também apresentam inúmeros benefícios. Melhoram a digestão porque aumenta a produção de saliva. Previne diversos tipos de câncer incluindo estômago e cólon, regula a tireoide, pelo alto teor de selênio.
Como o molho é preparado com as sementes de mostarda, os nutrientes e benefícios são os mesmos.
Não Exagere
Quando usadas em pequenas quantidades, sem exageros, as sementes de mostarda são consideradas seguras para consumo humano. O consumo de mostarda usada diariamente em "grandes " quantidade pode causar irritação gástrica, sangramento do estômago e da mucosa intestinal. Use até duas vezes por semana com segurança.
Saladicas: Procure um molho de mostarda de boa qualidade, bem denso e de preferência com as sementes aparentes, tipo mostarda Dijon.
Você também pode preparar em casa. Deixe as sementes de molho em água, vinagre ou vinho até que fiquem macias. Triture no liquidificador ou processador até obter uma pasta lisa, acrescentando ervas e especiarias como estragão, tomilho, açafrão, alho, pimenta, páprica ou outros condimentos que você preferir. Pronto, você tem uma bela mostarda caseira rica em nutrientes.
Comments