Aprenda a preparar essa pasta super nutritiva, saborosa, e que irá adicionar um toque mediterrâneo aos seus pratos e petiscos!
Você sabe o que é Tahine?
Tahine, é uma pasta densa e cremosa preparada com sementes de gergelim, previamente torradas e depois processadas (trituradas). Pode ser usada de forma bem variada, deixando os pratos mais saborosos. Esta pasta é usada como ingrediente adicional em vários outros outros molhos, como por exemplo, o molho de tahine – que é uma mistura da pasta de tahine, suco de limão, alho amassado e água. Este molho é tradicionalmente muito servido em países árabes e em todo o Oriente Médio. A pasta de tahine também é usada como condimentos no preparo de pratos como, hummus, babaganoush e outros. Outra opção é servir junto com uma refeição de carnes e vegetais, que por sinal, fica divino!
Aqui tem receita de um molho que eu fiz para salada: Molho de Tahine para Salada
No Brasil, para acompanhar um churrasco, vai fazer sucesso! Usado também como alternativa aos molhos que levam produtos lácteos, normalmente em receitas salgadas, porém, quando misturado em uma porção de cacau em pó 100% e água filtrada, dá uma bela calda de chocolate. Outra dica: misturar uma colher de (chá) de tahine na calda de whey protein para substituir a pasta de amendoim. O tahine é muito mais saudável.
Mas, hoje vamos preparar a receita base do "Tahine". Então se você é fã da comida mediterrânea e árabe, manter essa pasta na sua geladeira irá aflorar a sua criatividade na cozinha, realçando os sabores dos pratos.
Super prática, porque depois de preparada, pode ser armazenada na geladeira por meses em um recipiente hermético ( de preferência de vidro ).
Ingredientes
Você precisa somente de três ingredientes para fazer o tahine.
1 xícara (sopa) de sementes de gergelim - O ideal é tostá-las pouco antes de triturar;
3 colheres (sopa) de azeite ou óleo de abacate – para ajudar o tahine a se transformar em uma pasta cremosa e suave. O óleo de abacate é super neutro. Se não tiver, o azeite irá funciona super bem.
Sal a gosto - O sal é um ingrediente opcional. Eu utilizo, pois o sal é um excelente conservante.
Modo de Preparo
1- Toste as sementes de gergelim em uma frigideira – Adoro tostar as sementes de gergelim pouco antes de fazer o tahine. O sabor é muito superior quando preparado desta maneira. Se você planeja torrar as sementes, o ideal é usar o fogão e não o forno. As sementes de gergelim são pequenas e, portanto, queimam muito facilmente – Você só vai precisar de uma frigideira larga e seca. Sempre em fogo médio-baixo, mexendo constantemente com uma colher até as sementes escurecerem levemente, e se tornarem perfumadas. Se queimar, seu tahine vai ficar amargo. Normalmente, elas elas começam a dar uns estalinhos. Isso pode ser um sinal que elas estão chegando ao ponto.
2- Quando as sementes esfriam, coloque-as na tigela do processador de alimentos ou liquidificador, feche a tampa e processe até que uma pasta quebradiça comece a se formar.
3- Abra a tampa do processador e adicione o azeite ou o óleo de abacate, uma colher de sopa no início. Processe até formar um creme suave. Se necessário, abra a tampa para raspar as laterais no meio do processo.
Adicione o óleo aos poucos, assim você terá o controle da consistência desejada, ou para ajudar o tahine a se transformar em uma pasta extra suave. Para alcançar uma consistência semelhante à comprada em lojas, descobri que, de 2 a 3 colheres de sopa de azeite ou óleo de abacate são suficientes. – Após todo processamento, algumas paradas para raspar o fundo e os lados da tigela e um pouco mais de processamento, o tahine está pronto.
Suave ou extra suave, seu tahine está pronto para usar em qualquer receita que você desejar. Enjoy!
SalaDicas: ter essa pasta de gergelim (tahine) na geladeira, é tudo de bom! Dura meses na geladeira.
Como toda gordura, ainda que saudável e do bem, é calórica, por isso bom senso sempre!
Uma porção de 2 colheres de sopa de tahine contém 16g de gordura e somente 6g de carboidrato. Rico em magnésio, fósforo, ferro e cálcio.
Antes de consumi-lá, certifique-se que você não é alérgico aos ingredientes.
Bjo
Me acompanhe também no Instagram: @saladicas e YouTube
Use a hashtag #saladicasreceitas e veja mais delícias e dicas por lá!
コメント