Sem dúvida, um livro que complementou tudo que eu já estudei, que aprendi, continuo aprendendo, e me atualizando sobre nutrição e saúde.
Todos nós podemos ser melhor, sempre! Podemos dedicar de nosso precioso tempo para cuidar de nós mesmos, ou simplesmente ajudar alguém. Por isso, deixo aqui meu muito obrigada à uma pessoa muito especial, Dayane Sena, que tirou essas fotos, que me incentivou e meu deu aquele 'empurrãozinho' para que eu desse início a esses posts. Não, ela não é fotógrafa, é uma maquiadora profissional, maravilhosa, e que simplesmente disponibilizou seu precioso tempo para ajudar alguém.
A saúde e a cura da grande maioria das doenças está dentro de você, e se chama Intestino!Pra mim, uma das descobertas mais tremenda foi, saber o impacto que o intestino tem sobre o sistema imunológico, e os elos que se tornam aparentes entre dieta, digestão e melhora da imunidade.Meu desejo sempre foi, e ainda é, tornar a alimentação saudável gostosa e simples para todo mundo, e com essas novas descobertas, minha área de interesse especial é o intestino. Pensa que a leitura desse e dos próximos posts com o tema “Intestino” é uma ferramenta para a recuperação da sua saúde, e pode ser o caminho para se livrar das dores, fadiga e da dificuldade digestiva. Tudo isso, com a dedicação em gerenciar o estresse, que muitas vezes pode ser o início de um desequilíbrio da microbiota intestinal ou vice-versa. Mas lembre-se, o passo mais importante para começar a cuidar da saúde é, mudança de hábitos. Nada vai adiantar se encher de próbioticos, o qual não existe estudos randomizado para o emprego terapêutico da maior parte dos próbioticos, na maior parte das situações. Ou seja, esquece os industrializados por hora, vem pra comida de verdade, e tudo será melhor! Percebo que muitos não sabem e nem percebem o que colocam em seus pratos. Você é um deles? Então eu gostaria de ajudar você a preparar o seu prato de forma mais colorida, prazerosa e curável. Não seja resistente à mudanças. Lembre-se, comemos para alimentar nossas bactérias e não nossas emoções! Mais adiante você vai entender o porquê.
Na série "Intestino", haverá um protocolo de cura e tratamento com algumas fases a serem seguidas. Essas fases não foram desenvolvidas especificamente para uma determinada dieta. Nesse caso, tentarei oferecer alimentos alternativos quando possível. Sendo assim, se você já segue uma dieta específica, tem síndrome metabólica, tem alguma doença como diabetes, ou está pré-diabético, e já está sendo acompanhado por um médico, não inicie esse protocolo sem antes conversar com seu médico. Não há nada que seja fora dos padrões da "comida de verdade", porém há introdução de algumas frutas, e alimentos que podem estar fora da sua atual dieta, ou que simplesmente não são indicadas para você, que deve evitar o consumo de algumas frutas ou alimentos com amido, que é o caso da aveia por exemplo, e que não faz parte de uma dieta dieta low carb e cetogênica. Ainda sim, saiba que, cuidar ou curar o intestino pode ser muita mais interessante que somente emagrecer. Até mesmo porque, emagrecer será inevitável! Farei também algumas considerações com relação ao uso de alguns adoçantes, já que no meu ponto de vista, devemos evitar ao máximo aguçar o nosso paladar doce. Claro que, sair da rotina, relaxar em momentos de confraternização com amigos e familiares, faz parte da boa saúde mental. Até aí tudo normal, mas a frequência e qualidade dessas ocasiões dependerá somente de você, e mais ninguém. Seja forte, pois nem sempre estamos no controle das nossas emoções! E é isso que vamos aprender aqui, juntos!
A boa notícia é, não importa qual estágio a sua saúde se encontra, você tem o poder de mudar o microbioma do seu intestino, reverter o seu quadro e ter a sua saúde de volta!
"O caminho para a saúde é pavimentado com bons intestinos"
Comments