Imagine como seria se você realmente se importasse com o seu intestino e desse a devida atenção a ele. Já pensou nisso?
Se você está lendo a sequência desses posts, você deve ter alguma razão, e eu estou super feliz por você ter tomado essa decisão. Se você está aqui é porque quer aprender mais sobre o seu intestino e saber como ele influencia a sua saúde. Talvez você esteja sofrendo de algum problema de saúde que foi agravado pela dieta e pelo funcionamento do sistema digestivo. A qual pode ser uma doença autoimune, uma desordem digestiva, alergia ou intolerância de alguns alimentos, doença inflamatória do intestino ou síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, doença celíaca, Leaky Gut (intestino permeável), problemas inflamatórios, problemas de tireóide, desordem neurológicos, obesidade, diabetes, artrites ou fibromialgia.
Não importa se você está lendo isso por alguma dessas razões ou só para aprender. O que importa é que eu estou muito feliz por você estar aqui, porque a partir do momento que você escolheu estar aqui, a sua cura interna já começou.
Pensa que essa leitura é uma ferramenta para a recuperação e o caminho para se livrar das dores, fadiga e da dificuldade digestiva. Eu te convido a mergulhar nessa leitura, e enquanto isso, ajudar você a melhorar a forma de comer e criar uma nova percepção do que é sentir-se energizada.
A saúde do intestino tem sido um dos tópicos mais pesquisados no reino da medicina, e por uma boa razão. As vezes as células do nosso microbioma superam as nossas próprias células, e nós só estamos começando a reconhecer o quão gigante é o impacto das bactérias no nosso interior, na saúde do nosso sistema imunológico, na nossa pele, nosso peso, e até nossa saúde mental.
A importância vital da saúde do intestino é entendida há milhões de anos por Hippocrates, o pai da medicina moderna, afirmando que "toda doença começa no intestino". No entanto, parece que essa sabedoria passou por despercebida, se escorregou, e não foi agarrada por nós. De fato, muito do nosso estilo de vida moderno é uma agressão à saúde do nosso intestino. O cloro e flúor dentro de nosso suprimento de água, hormônios e produtos químicos em nossos produtos animais, cesarianas (sim, você vai entender o porquê mais pra frente), fórmulas de alimentação, alimentos processados, pesticidas, estresse, e nossa guerra ocidental contra germes (com o uso excessivo de produtos antibacterianos de limpeza e antibióticos), todos desempenhando um papel que deixa o microbioma do nosso corpo em desequilíbrio.
Disbiose, é um desequilíbrio no interior do nosso ecosistema, e pode nos causar diversos problemas de saúde e doenças, como problemas de saúde mental, incluindo lapsos de memória, diabetes, ganho de peso, alergias e condições autoimune.
Várias rodadas de antibióticos de amplo espectro que você já tomou, pode ter desordenado seu equilíbrio bacteriano, perturbando sua ecologia interior. Isso talvez porque você ainda não tem o conhecimento e nem ferramentas para restaurar e manter esse equilíbrio. Isso é o que eventualmente deixa o seu sistema aberto a ataques, e acredite, também conduzindo para o desenvolvimento de doenças autoimunes. Agora você já tem ajuda para isso!
Nossos genes do microbioma podem variar vastamente de pessoa para pessoa, o que explica porque algumas pessoas aparentemente podem comer o que quiserem sem ganhar peso ou apresentarem problemas de saúde, enquanto outras que mantem uma dieta super limpa e restrita sofrem de uma gama de doenças digestivas e condições crônicas. Estamos falando de microbioma e não de biotipo.
O melhor de tudo é saber que, o poder de mudar o microbioma do seu intestino e melhorar a sua saúde, está em suas mãos, e é todo seu. Isso significa que há esperança de fazer escolhas positivas ao longo do seu dia que vão influenciar a população dos seus micróbios intestinais em direção a um ambientalismo interno que irá melhorar a sua saúde mental e emocional, aumentar sua energia, impulsionar o seu sistema imune e prepará-lo para um bem-estar maior.
Então agora você tem que sair desse lugar de simplesmente tolerar seu instinto e aqueles sintomas irritantes que você achava normal, e que faziam parte da sua vida, e entrar num novo relacionamento com ele.
Amar seu intestino significa saber suas necessidades e a maneira como tratá-lo, usando o conforme for adquirindo conhecimento, através da melhora dos hábitos diários, com alimentos gostoso, que talvez nunca tenha experimentado, que favorecem seu intestino intolerante, e assim passando a observar que, o inchaço, gases e dores digestivas que você achava normal vão começar a desaparecer.
Lendo esses posts você vai aprender a criar uma empatia, e literalmente 'nutrir' um relacionamento com seu intestino, onde você muda de desconectado, passando a ouvir o seu intestino, o que ele está dizendo a você, desenvolvendo assim uma relação de reconhecimento com essa parte magnífica do seu corpo. Sua clareza mental vai melhorar, sua energia vai aumentar, e você vai ganhar uma sensação de vitalidade que vai abrir caminhos para você prosperar na vida, e não simplesmente sobreviver.
Não tenha pressa, é preciso ter paciência ao iniciar mudanças na nossa rotina, para que você continue prosperando a cuidar do seu intestino, aplicando os princípios do intestino saudável alguns dias da semana. Tudo de forma ponderada e com calma, a ansiedade nessa hora, só vai atrapalhar.
Seja qual for a razão de você estar aqui, propósito de manutenção deve ser uma rotina muito simples que você poderá incorporar em seu ritmo semanal, como uma curta pausa e descanso para a sua digestão dentro da sua semana. Você só precisa fazer isso duas vezes por semana para ver resultados. Uma perfeita oportunidade de cuidar de si mesmo entre um estilo de vida muito ocupado. Todos nós precisamos de um tempo dentro da semana para reduzir a marcha, e realmente se alimentar e nutrir-se. Isso é mais vital ainda se você for pai ou mãe, se trabalha ou estuda o dia todo, onde facilmente se manter focado nessas tarefas, pode te deixar fora do controle de si mesmo por um longo tempo. Aproveita essa oportunidade, aprenda como nutrir o seu intestino e encontrar seu próprio caminho para a saúde e bem-estar.
As opções convenientes que vêm com uma vida cheia, muitas vezes o maior peso será descarregado em seu intestino - Alimentos para viagem e fast foods carregados de aditivos, lanches desnecessários e sem sentido, ou muitas vezes até se esquecendo de comer, tudo isso roubando seu corpo de importantes nutrientes.
Você precisa apenas de alguns dias da semana para colocar em prática alguns conselhos, dicas de alimentos, e ver o aumento de energia e a imunidade que isso pode lhe trazer. Aprender a cuidar do seu intestino, vai fazer você notar a diferença em manter um intestino robusto, e também fortalecido para a vida.
Comments