Vegetais Crucíferos e seus Benefícios
- Kely Oliveira
- 15 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Vegetais crucíferos ajudam a combater o câncer...

Você já ouviu falar dos vegetais chamados crucíferos? Eles são fundamentais no cardápio de quem quer seguir uma alimentação saudável, pois são ricos em antixoxidantes, vitaminas, fibras e minerais, nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. O consumo dos crucíferos nos traz vários benefícios, e dentre eles, está o combate ao câncer, e uma maior proteção contra agentes nocivos pelo aumento da imunidade. O poder de reduzir consideravelmente os riscos de câncer, é o que diferencia esse grupo dos demais.
Se você observar os vegetais, alguns deles têm uma espécie de formato de cruz na superfície, agora faz sentido o nome crucíferos, que é o caso do brócolis, da couve-flor, do nabo, do agrião, da rúcula, por exemplo. Outros ainda assim fazem parte do grupo, mas não parecem tanto ter esse formato, como é o caso da couve de bruxelas, da couve manteiga e o repolho.
Comece a colocar esses alimentos em seu prato, no mínimo, duas vezes por semana. Assim você poderá desligar os gene da formação de algumas doenças, assim como alguns tipos de câncer.
Além da presença de antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, os vegetais crucíferos também contam com uma substância chamada sulforafano, que tem como uma de suas funções estimular as enzimas do organismo que são capazes de impedir a ação de agentes cancerígenos.
Já é sabido que, através do conceito da epigenética já podemos prevenir algumas doenças. Foi descoberto que algumas proteínas que circulam em volta do nosso DNA interferem na proliferação ou prevenção de doenças. Antes do projeto genoma, cientistas e médicos achavam que estávamos condenados a ter uma determina doença, por carregarmos um determinado gene. Não devemos mais nos sentir condenados por carregar tal gene. Escolher os alimento que você coloca no seu prato, pode ser a escolha em promover saúde ou doença.
Lembramos que, o consumo deve ser moderado, nada de se entupir de crucíferos… (fibras em excesso ) principalmente para aqueles que sofrem de algum problema de tireóide, ou pelas suspeitas de risco de tireoide. Embora, como essa relação ainda não foi confirmada em seres humanos, o risco continua incerto. Mas, na dúvida, a recomendação dos profissionais é evitar o exagero na hora de consumir esses vegetais.
Espero ter ajudado!
Bjos
Comments